O Brasil deve disputar a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em 2026 e defender o título da última edição, conquistado em novembro. Ao menos essa é a intenção de momento dos investidores da Xavante Participações, nome da empresa que passará a administrar formalmente a SAF do clube, com 90% das ações, a partir de fevereiro.
Conforme o calendário divulgado pela FGF, a próxima Copinha ocorrerá entre 6 de maio e 29 de julho, com 14 datas disponíveis. Trata-se de uma competição por adesão, ou seja, ainda é impossível projetar eventuais adversários do Rubro-Negro.
Uma das hipóteses é que o campeão da Copa FGF em 2026 conquiste vaga na Copa do Brasil de 2027, atrativo relevante do ponto de vista financeiro em função das cotas pagas pela CBF aos participantes do torneio eliminatório nacional.
Quatro campeonatos
Se confirmar o interesse e entrar na Copinha, o Xavante precisará dividir atenções com a Série D do Brasileirão, que começa em 5 de abril e terá sua primeira fase avançando até 14 de junho. Caso a equipe do técnico Gilson Maciel chegue longe na disputa pelo acesso à Série C, só encerrará sua participação nacional em agosto ou setembro.
O foco da primeira temporada da SAF em termos esportivos é o retorno à elite do Gauchão. A Série A-2 está agendada para iniciar em 2 de agosto, terminando em 31 de outubro. Portanto, também pode haver compromissos paralelos durante a reta final da Série D e o começo da Divisão de Acesso no Rio Grande do Sul.
Ainda está no calendário de 2026 do Rubro-Negro a Recopa Gaúcha, contra o campeão gaúcho, Internacional. O duelo segue sem data.
Apresentação
O elenco do Brasil abrirá a preparação para a Série D no dia 1º de março. Até agora, quatro jogadores estão confirmados: os laterais Yuri e Otávio e os volantes Thiago Henrique e Alan.
Enquanto as primeiras divisões estaduais ocorrem, o Xavante investe na captação de atletas que terão seus contratos encerrados após essas competições. O clube aumentou a lista de profissionais no staff. Profissionais das áreas de fisiologia, análise de mercado e scout, por exemplo, aparecem entre as novidades.
Somente Gilson Maciel e o auxiliar Lucas Guarienti foram anunciados até agora.
