saiba mais
Virada de ano marca nova era administrativa para o Brasil Investidores da SAF do Brasil pretendem aproveitar potencial local e proximidade com o Uruguai Novo plano diretor do Bento Freitas terá influência da SAF e foco em melhorar acessos Plano de recuperação judicial do Brasil tem objeções de credores; haverá assembleia CNPJ do Brasil SAF deve ser criado nos próximos diasDe maneira inédita, Emerson da Rosa se manifestou nesta quarta-feira (7) como a figura central do futebol do Grêmio Esportivo Brasil. O pelotense, que reside nos Estados Unidos, voltou à terra natal pela primeira vez desde o anúncio de seu envolvimento como um dos investidores do Consórcio Xavante, grupo que está em processo final de aquisição de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Rubro-Negro. O CNPJ deve ser formalizado nos próximos dias.
O clube preparou um evento para receber o ex-volante do próprio Brasil, por onde passou ainda na infância, e de equipes como Grêmio, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Milan, Juventus e Roma, além da Seleção Brasileira. Depois da entrevista coletiva no Salão de Honras do Bento Freitas, Emerson atendeu torcedores e discursou no gramado da Baixada.
“Um bom filho à casa torna. Passei nos corredores, vi uma foto minha quando tinha 11, 12 anos, representando o Brasil. Vem muita coisa na nossa cabeça. Memórias de crianças, de sonhos que depois, no decorrer da vida, foram atingidos”, afirmou logo na primeira manifestação à imprensa, em mesa ao lado do presidente Vilmar Xavier, da presidente do Conselho, Laura Quevedo, e do consultor da SAF, Fernando Ferreira, da Pluri Sports.
Repercussão e contatos
O investidor do Consórcio Xavante, ao lado das empresas Greenfield Partners e VEX Capital, ressaltou ter aceitado “em dois segundos” o convite de Ferreira, sócio-fundador da Pluri Sports, empresa parceira do clube, para entender a ideia. Ele espera que os contatos feitos ao longo de sua carreira internacional acelerem o avanço do projeto da SAF.
“Já recebi várias ligações de ex-colegas, de pessoas com quem tenho uma relação muito boa, de que possivelmente participem no futuro e que gostariam muito de fazer parte. Mas está muito no início ainda, existem muitas coisas que a gente precisa fazer”, disse.
Envolvimento pessoal
Morador da Flórida, onde conduz empreendimentos, Emerson admite a vida atarefada nos Estados Unidos. O ex-jogador, que já investiu no futebol em Pelotas durante a existência do Fragata Futebol Clube, na primeira metade da década passada, garantiu que não será uma liderança ausente – pelo contrário.
“Sempre que assumo um compromisso, não é apenas um compromisso de um negócio. É um compromisso com expectativas e até sonhos de pessoas, tem que ter muito cuidado com isso. Pode ter certeza de que estarei mais em Pelotas em função de que abracei esse projeto 100%. Tenho minha vida nos Estados Unidos, minha família lá, mas entendo que é necessário estar junto nessa caminhada”, assegurou.
Proposta por SAF
Os compromissos assumidos pelos investidores que apresentaram a proposta são:
- garantir orçamento mínimo de R$ 142 milhões em dez anos;
- assumir a dívida do clube, estimada em R$ 22 milhões, conforme o processo de recuperação judicial já aprovado;
- construir um novo centro de treinamento;
- modernizar o estádio Bento Freitas;
- investir em questões estruturais voltadas ao futebol profissional e às categorias de base.
