Carreta da Saúde da Mulher deve ficar em Pelotas até dia 20 de janeiro

Serviço

Carreta da Saúde da Mulher deve ficar em Pelotas até dia 20 de janeiro

Estrutura seguirá no município após novo adiamento para ampliar atendimentos

Por

Carreta da Saúde da Mulher deve ficar em Pelotas até dia 20 de janeiro
(Foto: Jô Folha)

A permanência da Carreta da Saúde da Mulher em Pelotas foi estendida pela segunda vez. A iniciativa, alusiva ao Outubro Rosa, seguirá no município até o dia 20 de janeiro. Instalada na Estação Férrea, a estrutura atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam consultas e exames de mamografia e ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal.

Inicialmente, o último dia de funcionamento da carreta estava previsto para sexta-feira. No entanto, os atendimentos seguem também na segunda-feira e na terça-feira, com nova prorrogação até janeiro. Este não é o primeiro adiamento das atividades. O primeiro foi anunciado no fim de novembro e teve como objetivo ampliar o atendimento para municípios da Região Sul do Estado. Agora, a nova prorrogação busca absorver um contingente ainda maior de pacientes encaminhadas por outras cidades, além da demanda local.

A estrutura iniciou os atendimentos em 28 de outubro, mas enfrentou alguns contratempos, como dificuldades na contratação de médicos ginecologistas e de profissionais responsáveis pelas ultrassonografias. Outro impasse foi a baixa adesão das pacientes, decorrente dos desafios no contato para confirmação de agendamentos e da ausência de mulheres com procedimentos previamente marcados.

Atendimentos

A diretora do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas, Vera Neto, reforça a importância de as pacientes confirmarem presença nas consultas. “É um serviço caro que o Ministério da Saúde coloca à disposição das mulheres de Pelotas e região, com um único e nobre objetivo: reduzir e acabar com as filas. Portanto, se a consulta foi marcada [via WhatsApp], a paciente precisa comparecer”, destaca.

Até o último levantamento do Ministério da Saúde, realizado em novembro, foram registrados 188 procedimentos, beneficiando um total de 177 pacientes.

Carreta da Saúde da Mulher

A Carreta da Saúde da Mulher é viabilizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e integra o programa Agora Tem Especialistas, do governo federal. As consultas e os procedimentos são realizados conforme agendamento prévio, organizado pelas secretarias de Saúde.

As carretas têm capacidade para realizar até 1,5 mil procedimentos por mês. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 150 unidades em todo o país até o primeiro semestre de 2026, com possibilidade de ampliação para outras regiões do Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais