Em decisão favorável da Justiça, projeto da Termelétrica Rio Grande pode ser retomado

Novo capítulo

Em decisão favorável da Justiça, projeto da Termelétrica Rio Grande pode ser retomado

TRT4 negou recurso da Aneel que contestava a devolução de outorga para a Bolognesi

Por

Atualizado terça-feira,
16 de Dezembro de 2025 às 14:24

Em decisão favorável da Justiça, projeto da Termelétrica Rio Grande pode ser retomado
(Foto: Jô Folha)

Em julgamento realizado no começo da tarde desta terça-feira (16) pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, foi negado o recurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que era contrária à devolução da outorga do projeto da Termelétrica Rio Grande (UTE) para a empresa Bolognesi Energia S.A.. Apesar de não ser definitiva, a decisão pressiona a agência reguladora a, de fato, liberar que o projeto seja estruturado pela empresa, além de analisar o repasse do mesmo para o grupo espanhol Cobra.

Na decisão, o desembargador federal e relator do processo, Roger Raupp Rios, decretou a nulidade do recurso e determinou à agência a reanálise do pedido de reconsideração da outorga interposto pela Bolognesi e pelo grupo Cobra. 

O TRF4 reforçou que o processo deixa claro a importância do empreendimento para o desenvolvimento do Estado. 

Um dos presentes no julgamento, o deputado estadual Halley Lino de Souza (PT), reforçou que a comitiva rio-grandina e todos aqueles interessados no desenvolvimento do empreendimento, realizaram uma forte mobilização junto aos desembargadores para que a importância fosse reconhecida. “Uma importante vitória na luta pela Termelétrica. O julgamento do TRF-4 determina o restabelecimento da outorga para que o grupo Cobra possa realizar o projeto”, destaca.

Também acompanharam o julgamento a prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), a procuradora geral do Município, Nídia Bonfim, o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (Smidtmar), Vitor Magalhães, e o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da PortosRS, Fernando Estima. 

Acompanhe
nossas
redes sociais