O primeiro relatório de balneabilidade da Fepam para este verão traz uma decepção para a Zona Sul. Dos 11 pontos impróprios para banho no Estado, seis ficam na região. Um em Piratini e cinco no Laranjal, em Pelotas. É, acima de tudo, um grande problema de imagem para uma cidade que quer fortalecer seu turismo e sua autoestima. Esse problema não é de hoje, muito menos recente. Há muitos anos Pelotas não consegue aproveitar o Laranjal com a plenitude que ele merece, justamente pela qualidade de suas águas.
A situação conversa com dois projetos que o Grupo A Hora se propôs a debater na cidade ao longo deste ano: autoestima, através do #PelotasMerece e educação ambiental, através do Educame. São iniciativas que conversam com o que precisa mudar exatamente nesse tipo de situação. É necessário de um olhar ambiental mais aprofundado na questão de poluição e preservação, ao mesmo tempo em que urge uma mudança de visão sobre o que a nossa própria cidade representa.
A região tem a dádiva de ter a Lagoa dos Patos, um dos mais belos locais do Brasil. Dela, pode-se fazer turismo em diversas frentes. Mas isso só funciona com qualidade nas águas. Repensar padrões, mudar atitudes e reorganizar questões são passos que já deveriam ter sido tomados há décadas, mas antes tarde do que mais tarde ainda, devem ser feitos. Turismo é enfeitar, é lapidar e é saber embalar uma ideia. E de nada adianta a cidade querer vender isso se, numa primeira pesquisa na internet, alguém vê que não é prudente entrar na água aqui em Pelotas. Toda a proposta automaticamente desmorona.
E isso leva para o próprio pelotense, um público bastante exigente e, ao mesmo tempo, com baixa autoestima. Uma dualidade curiosa, mas real. O olhar depreciativo que muitos tentam emplacar constantemente sobre nossa cidade infelizmente ganha aderência quando questões como essa surgem. Fica difícil rebater. Por isso, é fundamental que Pelotas pare, pense e tome atitudes para valorizar e limpar o Laranjal. Ele precisa ser obrigatoriamente impecável. Esse é talvez o primeiro ponto de uma virada de chave para tudo o que precisamos em termos de turismo, imagem e autopercepção.
