O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu dois alertas de inundação para São Lourenço do Sul e Pedro Osório. Os grandes acumulados de chuva em todo o Rio Grande do Sul nas últimas 24h, causam preocupação nas autoridades por conta da elevação no nível de arroios e afluentes da região. No entanto, até o momento, o cenário é de cautela e monitoramento.
Ainda que haja a diminuição na intensidade das chuvas e dos ventos em toda a Zona Sul ao longo desta quarta-feira, com previsão de estabilidade ao final do dia, o Cemaden mantém a condição de possíveis alagamentos no entorno dos arroios. “Cabe salientar que, apesar da melhora nas condições de tempo, o processo de inundação da bacia é lento e pode ocorrer mesmo em condições de tempo bom”, afirma o comunicado.
São Lourenço do Sul
Os acumulados na bacia hidrográfica do rio São Lourenço superaram os 100 milímetros em 24 horas, considerando as estações mais próximas com dados disponíveis na região. No município, a estação São Lourenço do Sul (431880403A – Cemaden, dado das 06h20, horário local) acumulou 132mm em 24 horas. Nesta condição, o centro afirma que é provável que a elevação do nível do rio São Lourenço cause problemas. Estima-se que 2400 pessoas em 600 moradias estejam expostas ao risco alertado.
A Defesa Civil local informa que, no momento, o arroio encontra-se dentro do seu leito.
A cidade já tem um abrigo temporário montado para caso haja a necessidade de abrigar afetados pelos alagamentos. O acolhimento será na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na rua Santa Cruz, 267.
Pedro Osório
As autoridades de Pedro Osório monitoram a atual situação do rio Piratini e do arroio Basílio. Segundo o Cemaden, s acumulados de precipitação na bacia hidrográfica do rio Piratini superam os 200 mm em 24 horas, em algumas estações do Cemaden (430450703A – Estação Tropeira, em Canguçu, com 211 mm em 24 horas, dado das 08h00, horário local). Nesta condição é provável que haja alagamentos no município ao longo do dia.
Estima-se que 2400 pessoas em 600 moradias estejam expostas ao risco alertado.
De acordo com a prefeitura de Pedro Osório, o rio Piratini registrou uma suba considerável após o acumulado de chuva superar 120 milímetros nas últimas 48h. Atualmente, o nível não apresenta risco de enchente.
