Obras do novo HPS atingem 89% e devem ser concluídas até janeiro

projetos

Obras do novo HPS atingem 89% e devem ser concluídas até janeiro

Prédio é considerado praticamente pronto, faltando instalações complementares e arremates finais para conclusão

Por

Obras do novo HPS atingem 89% e devem ser concluídas até janeiro
Estrutura fica na avenida Bento Gonçalves (Foto: Volmer Perez)

A execução do projeto de construção do novo Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas (HPS), à avenida Bento Gonçalves, 4.590, em área de 9,3 mil metros quadrados, encaminha-se para a finalização, com 89,68% das obras prontas. As intervenções são efetuadas pela empresa Construtora Augusto Velloso S/A, com fiscalização do município, por intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com previsão de término em janeiro de 2026. O investimento contratado para o complexo foi de cerca de R$ 60 milhões, em março de 2022, com recursos do programa Avançar RS, do governo do Estado, e contrapartida da prefeitura.

Ao todo, 23 municípios da Zona Sul poderão direcionar pacientes para o futuro Pronto Socorro, modelo do Ministério da Saúde de hospital geral, com capacidade para atendimento especializado tipo II, com acolhimento de urgências e emergências. A unidade foi projetada para receber pacientes de Pelotas e da Zona Sul, do sistema público de saúde, contando com recursos humanos e tecnologias para casos clínicos e cirúrgicos. “É muito positivo ver que as necessidades dos serviços de saúde da população de Pelotas e região são percebidas pelo Ministério e pelo Estado. Com a conclusão desta obra, vamos estabelecer um novo modelo de gestão”, afirma o prefeito Fernando Marroni (PT).

Próximos passos

Já está encaminhado, à Secretaria Municipal de Administração e, na sequência, à Procuradoria Geral do Município, termo aditivo ao contrato, possibilitando acréscimo e supressão de serviços – ajustes necessários para mais ou menos. O aditivo servirá para dar conta a serviços finais de instalações complementares, elétricas e central de automação da climatização. O termo precisa tramitar para que a empresa possa contratar os serviços e executar as instalações.

Além das instalações, os serviços finais pendentes incluem jardinagem e pavimentação dos estacionamentos e, segundo o secretário, ainda está no aguardo a aprovação de instalações elétricas junto à Equatorial Energia. Os projetos datam do período que a distribuição ainda era a cargo da CEEE e, com a transição para Equatorial, houve alteração de alguns padrões.

Local servirá de referência para 23 municípios (Foto: Volmer Perez)

Depois de executado o projeto, com o HPS pronto, chega a vez de equipar o prédio. Sobre a aquisição dos equipamentos, a Secretaria de Saúde informa que o município está com parceria estabelecida com o Grupo Hospitalar Conceição, com as tratativas em andamento.

Estrutura

O HPS terá 121 leitos clínicos, sendo 20 destinados a Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – dez adultas e dez pediátricas. O Hospital contará com cinco salas cirúrgicas, instalações para recuperação e atendimento básico em cirurgia geral, traumato, bucomaxilo e cardiologia.

OS SERVIÇOS ATUALMENTE EM EXECUÇÃO SÃO:

• piso vinílico – 1º pavimento;
• pintura do forro e paredes – térreo;
• forro – térreo;
• sonorização – 2º pavimento;
• portas de alumínio – térreo;
• lançamento de cabos elétricos – térreo;
• combate a incêndio – 2º pavimento; e,
• luminárias – 1º pavimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais