Dois meses depois do último encontro, Pelotas e Aimoré voltam a se enfrentar, desta vez pela semifinal da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. O primeiro duelo será no estádio Cristo Rei, palco em que o Lobo estreou na Copinha com vitória por 1 a 0, no dia 20 de setembro. O confronto decisivo está agendado para o próximo domingo, às 15h, na Boca do Lobo.
Nestes 60 dias entre a primeira rodada e o momento atual, o Índio Capilé precisou passar por mudanças para conseguir chegar entre os quatro melhores. Auxiliar na Divisão de Acesso, Fábio Caponi foi demitido após cinco jogos. Ex-técnico do Pelotas, Ariel Lanzini foi contratado e a troca não demorou a surtir efeito: foram quatro vitórias em quatro partidas, sem sofrer gols. Na quinta colocação após a primeira fase, o Aimoré eliminou o Esportivo na etapa seguinte com duas vitórias por 1 a 0.
Setorista da equipe de São Leopoldo pela Rádio Índio Capilé, Nícolas Wagner relembra o início da Copinha, quando o time aimoresista tropeçou em casa para o Lobo, perdeu para o Juventude no Alfredo Jaconi e voltou a ser derrotado em seus domínios, desta vez para o Brasil, sequência que culminou na demissão de Caponi.
“O Aimoré era um time modorrento sob seu comando, com poucas alternativas ofensivas, sofrendo também defensivamente, e faltava vibração para a equipe, uma pegada maior. Isso tudo passou a acontecer desde que o Ariel Lanzini chegou”, diz Wagner.
Mesmo tendo vencido equipes mais fracas, como São Gabriel e Inter, os dois eliminados na primeira fase, o repórter identifica evolução em alguns aspectos com a troca de treinador.
“O Ariel fez com que o Aimoré jogasse de forma mais vertical, chegando com mais gente na área adversária, tendo mais volume de jogo ofensivamente”, afirma.
No time, Ariel deslocou o meia Mauri para atuar pelo lado direito, formando uma dobradinha de meias com Cris Magno, que atua de forma mais centralizada. Além disso, conseguiu dar maior solidez defensiva à equipe.
Em comparação com o time titular da estreia na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, Ariel mudou duas peças. O zagueiro Bruno Jesus deixou o Aimoré para iniciar a pré-temporada no Boavista (RJ), e o atacante Tony Junior pediu dispensa. Entraram na equipe Tiago Pedra e Cris Magno.
“O Aimoré, em comparação com a primeira rodada, agregou qualidade. Trouxe o Cris Magno e também o Tiago Pedra, que agregou experiência e liderança à zaga. A gente comenta aqui em São Leopoldo que parece que o Tiago Pedra está há muito tempo no Aimoré, de tão positivo que foi o impacto dele no ambiente aimoresista”, completa.
O provável Aimoré para encarar o Pelotas tem Enzo; Maicon, Micael, Tiago Pedra e Cássio Rumpel; Jeferson Lopes, Araújo, Vidmar, Mauri e Cris Magno; Ariel. Cris Magno deixou o jogo de volta contra o Esportivo machucado logo no começo e é dúvida para encarar o Pelotas.
Pelotas muda pouco
Se o Aimoré precisou trocar de técnico para buscar uma recuperação durante a primeira fase da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, o Pelotas teve uma sequência de bons resultados, culminando no primeiro lugar da fase de grupos ao somar 16 pontos em sete rodadas, com apenas uma derrota, para o Gaúcho, fora de casa.
Alessandro Telles precisou mexer no time de forma pontual por suspensão ou lesão, sempre mantendo a espinha dorsal da equipe. Sem jogar desde o dia 2 de novembro, o elenco do Lobo treinou na tarde de segunda-feira e e repete a mesma programação na terça e quarta. A viagem para São Leopoldo ocorrerá no mesmo dia do jogo..
Semifinal – Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Jogo de ida
Quinta-feira (20)
15h | Brasil x Gaúcho
Aimoré x Pelotas
Jogo de volta
Domingo (23)
15h | Gaúcho x Brasil
Pelotas x Aimoré
