A segunda fase da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann começa nesta quarta-feira (12) com duas partidas de ida. Com a terceira melhor campanha entre os classificados, o Brasil viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude, às 15h, no estádio Alfredo Jaconi. Em campo, o Alviverde havia terminado em penúltimo lugar, mas subiu para sexto após receber dois pontos pela exclusão do São Gabriel.
O confronto de volta será disputado às 16h do próximo domingo, no Bento Freitas. Quem avançar enfrentará o Gaúcho, com o segundo duelo em Passo Fundo.
No outro jogo desta quarta, o Aimoré recebe o Esportivo no estádio Cristo Rei, às 19h30min. O vencedor deste mata-mata será o adversário do Pelotas na semifinal.
Tempo curto de preparação
A primeira fase da Copinha foi marcada por jogos com, no mínimo, uma semana de intervalo. No entanto, na etapa de mata-mata, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) optou por realizar as partidas de ida e volta em sequência, com o objetivo de encerrar a competição ainda em novembro.
Essa mudança reduziu o tempo de preparação para apenas um treino. No domingo, o Brasil empatou em 1 a 1 com o Esportivo, resultado que, aliado à vitória do Gaúcho sobre o sub-20 do Juventude, colocou o Xavante na repescagem. Na segunda-feira, o elenco trabalhou, avançando nos trabalhos na terça, com nova atividade na Baixada. A delegação rubro-negra viajou para a Serra após o almoço.
Repetição da equipe
O técnico Gilson Maciel repetirá a escalação que empatou com o Esportivo. Não há desfalques por suspensão. O zagueiro Felipe Camargo deixou o jogo de domingo mais cedo, mas não teve nenhuma lesão constatada e irá para o jogo.
Márcio Jonatan segue em recuperação de uma lesão muscular. O atacante sentiu durante o clássico Bra-Pel, foi substituído no início do segundo tempo e ficou fora da última partida.
Reencontro com o Jaconi
O time sub-20 do Juventude costuma mandar seus jogos no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. Porém, pela segunda vez na Copinha, o clube optou por atuar no Alfredo Jaconi, aproveitando o fato de o time principal só voltar a campo no dia 20, pela Série A, devido à Data Fifa. Foi justamente no Jaconi que o Juventude conquistou sua única vitória na competição: 1 a 0 sobre o Aimoré.
O Brasil não atua na casa alviverde desde 2023, quando perdeu por 1 a 0 pelo Gauchão. A última vitória rubro-negra no estádio foi em 2020, por 2 a 1, pela Série B do Campeonato Brasileiro, com dois gols de Matheus Oliveira.
O retrospecto recente é favorável ao Xavante: nos últimos dez anos, o time tem apenas uma derrota no Jaconi, com quatro vitórias em oito jogos.
Como chega o Juventude
O Juventude ingressou na Copinha com o objetivo de dar experiência aos atletas da base em uma competição profissional. Nas duas primeiras rodadas, o técnico Filipe Dias utilizou apenas jogadores do sub-20. A partir do jogo contra o Aimoré, porém, passou a contar com nomes do elenco principal, como o centroavante Emerson Galego, que perdeu espaço na equipe da Série A.
Diante do Brasil, o goleiro Ruan Carneiro e o atacante Luiz Henrique devem ser reforços vindos do profissional. Não está descartada uma participação ainda maior de atletas do grupo principal, já que o time principal está parado durante a Data Fifa.
Na primeira fase, o Juventude venceu apenas uma partida e vem de quatro derrotas consecutivas. O time teve o pior ataque, com cinco gols marcados, e a pior defesa, com 16 sofridos, entre os seis classificados.
Agenda | Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Segunda fase
Jogos de ida
Quarta-feira (12)
15h | Juventude x Brasil
19h30min | Aimoré x Esportivo
Jogos de volta
Domingo (16)
15h | Esportivo x Aimoré
16h | Brasil x Juventude
Semifinais
Pelotas x Esportivo ou Aimoré
Gaúcho x Brasil ou Juventude
Prováveis escalações
Juventude: Ruan Carneiro; Luiz Eduardo, Kauê Lima, Matheus Henrique e Eduardo; Kaynan, Yarlei, Wictor, Lucas e Luiz Henrique; Galego. Técnico: Filipe Dias.
Brasil: Gabriel Oliveira; Yuri, Jô, Felipe Camargo e Otávio; Alan, Murilo, Silvano, Thiago Góes e Wesley; Patrikão. Técnico: Gilson Maciel.
Horário: 15h desta quarta-feira.
Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.
Árbitro: Wagner Silveira Echevarria.
Local: Alfredo Jaconi.
