O tempo seco e firme predomina em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (24), com máximas que podem se aproximar e até ultrapassar os 30ºC em algumas regiões. Na Zona Sul, os termômetros devem oscilar próximos aos 28ºC durante a tarde, com predomínio de sol e poucas nuvens. A condição climática precede a chegada da instabilidade durante o final de semana.
O avanço de uma frente fria, vinda da Argentina, traz condições para a formação de temporais isolados e ocasionais entre a tarde de sábado (25) e a manhã de domingo (26).
Frio
A partir desta condição climática, e da entrada de uma massa de ar frio, entre o domingo e a segunda-feira (27), as temperaturas devem cair no Sul do país. As condições devem perdurar até o final do mês.
Na análise da MetSul Meteorologia, as temperaturas na maioria das cidades não devem cair tanto, porque a massa de ar não será tão seca como a que chegou dias atrás, prevendo-se instabilidade com chuva entre o Norte gaúcho e o Sudeste do Brasil por uma área de baixa pressão atmosférica. Isso trará uma combinação de chuva e temperatura baixa – inferior ao normal desta época do ano durante o dia. No Sul gaúcho, em especial, na Campanha e fronteira com o Uruguai, segundo a MetSul, a atmosfera mais seca deve trazer mínimas mais baixas e que podem ficar ao redor e abaixo de 5ºC em algumas localidades, sobretudo no meio da semana que vem.
Na Zona Sul do Estado, é prevista uma queda nas temperaturas mínimas, um pouco abaixo da média para o período, mas sem perspectiva de frio intenso e duradouro.
