Atriz Lara Bittencourt encena dois espetáculos para o público infantil

apresentação

Atriz Lara Bittencourt encena dois espetáculos para o público infantil

Projeto de circulação Partícula na Estrada, convida! estará nesta sexta-feira (24) em Pelotas, e na quarta-feira (29), em Rio Grande

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Outubro de 2025 às 11:38

Atriz Lara Bittencourt encena dois espetáculos para o público infantil
Em Pelotas, a dramaturga se apresenta na Escola Campos Barreto (Foto: Divulgação)

Pelotas recebe nesta sexta (23), o espetáculo de palhaçaria Um copo de alga, proposta do projeto Partícula na Estrada, convida!, iniciativa da atriz e dramaturga Lara Bittencourt. O projeto itinerante passou por duas cidades do Estado e, aqui na Zona Sul, encerrá as atividades em Rio Grande no dia 29 deste mês. A atração é gratuita. O público alvo são os alunos da Escola Municipal Dom Francisco Campos Barreto, que assistirão à peça às 15h30min.

Lara Bittencourt é a idealizadora do núcleo Partícula de Teatro, que dá origem ao Partícula na Estrada, convida!. A proposta nasceu em 2021 durante a pandemia. “Estava todo mundo trancado em casa, mas as necessidades internas e de fazer a arte continuavam, então tivemos que nos virar. Foi assim que aconteceu”, conta a atriz.

Descentralizado

A produtora do projeto Mari Neuwald diz que a ideia é levar teatro para locais descentralizados. “O Partícula na Estrada, convida! surgiu no final do ano passado, financiado pela PNAB RS, onde resolvemos circular pelo Estado convidando grupos, escolas e o público para prestigiar o teatro”, fala.

Em circulação estão dois espetáculos teatrais: Um copo de alga e Alma na pele, que já passaram por Santa Maria, Porto Alegre. Por esses locais também foram convidados grupos de teatros para se juntarem à proposta.

Em Rio Grande, o Partícula na Estrada, Convida! chegará na próxima quarta-feira, com as duas peças que serão apresentadas no CEU das Artes Lagoa dos Patos. A primeira será Um copo de alga, às 14h30min.

Junta-se a esta apresentação a companhia Você Sabe Quem de Teatro, de Pelotas, que vai encenar As irmãs Abutre, às 19h30min. Em seguida Lara leva ao público Alma na pele, às 21h. Os espetáculos da noite têm tradução em Libras.

Ecologia

Para a atriz esse, o pós-pandemia, é um momento muito especial, no qual o teatro se apresenta como um canal para se sair do virtual. “A gente imagina que o teatro traz esse contato com o real, com o vivo, com as pessoas, especialmente com as crianças”, fala.

Um copo de alga, por exemplo, é bem mais voltado para as crianças, nele a atriz aborda ecologia, ao falar sobre o mar. Natural de Rio Grande, o mar sempre esteve presente na vida de Lara, que por meio do espetáculo introduz temas como o lixo nos oceanos. “A infância é algo muito precioso, a gente precisa cuidar da infância, mas é um espetáculo para qualquer idade. É para ser humano pensar. Não é a natureza aqui e o ser humano ali, é tudo junto”, comenta.

Ao final de cada sessão segue um bate-papo entre público e artistas, uma ação que visa construir uma relação de humanidade entre o corpo cênico e os espectadores, abordando os processos criativos dos espetáculos e questões como perda gestacional, o desequilíbrio entre o feminino e o masculino e demais vivências experimentadas pela artista durante a pandemia.

Programação em Pelotas:

14h30min – Um copo de alga (Partícula de Teatro)

A aprendiz de bruxa MiaCura vai descobrir importantes lições sobre a tarefa de proteger os oceanos, enquanto se envolve em mil peripécias com a Polva Sira.

Direção, dramaturgia e atuação: Lara Bittencourt

Atividade reservada para alunos e alunas da Escola Dom Francisco Barreto

Acompanhe
nossas
redes sociais