Carreta da Saúde terá foco em saúde da Mulher em Pelotas

Atendimentos

Carreta da Saúde terá foco em saúde da Mulher em Pelotas

Em local ainda a ser definido, estrutura integra o Agora Tem Especialistas e oferta exames gratuitos

Por

Carreta da Saúde terá foco em saúde da Mulher em Pelotas
(Foto: Divulgação)

Pelotas deverá contar, na próxima semana, com a Carreta da Saúde, uma ação do Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que procura agilizar o atendimento em saúde e reduzir a fila para aqueles que esperam por exames através do Sistema Único de Saúde (SUS). Integrando as ações voltadas ao Outubro Rosa, a estrutura terá disponível atendimentos e exames com foco na saúde da mulher e, em especial, na prevenção e diagnóstico do câncer de mama. As datas e o local ainda serão confirmados.

De acordo com a superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste, a ação acontece a partir de um trabalho desenvolvido para redução de filas, com o foco em ampliar a oferta de atendimento. “Quando falamos de tempo de espera, a diferença entre a cura e perder uma vida é o tempo de diagnóstico e começar o tratamento em questão”, diz a representante do ministério em entrevista à Rádio Pelotense.

Serão 20 estados que irão receber 28 unidades da Carreta da Saúde, com foco especial nas ações do Outubro Rosa. Mais de 130 mil procedimentos são efetivados através das carretas e a expectativa é que, da mesma forma como aconteceu nos demais estados, as ações possam avançar e desafogar as listas de espera em Pelotas.

Agora Tem Especialistas

A superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul reforçou que a atuação do SUS é tripartite, envolvendo os governos federal, estadual e municipal.

Com relação à aplicação do Agora Tem Especialistas, Pelotas consolidou a adesão ao programa, do Ministério da Saúde, nas diversas etapas, viabilizando a contratação de mais oncologistas clínicos para atender em estabelecimentos de saúde.

Sobre o incremento da Carreta da Saúde, Maria Celeste destaca que, como tem muito tempo que essa fila está condensada, os mutirões estão sendo realizados para agilizar o atendimento, além da contratualização dos hospitais filantrópicos. “O Hospital Universitário da UCPel já aderiu e o Hospital Escola da UFPel prevê o ingresso de profissionais. Quem vai apontar onde estão as necessidades para os atendimentos e as vagas, será o Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde”, afirma.

Estrutura

Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, estão disponíveis colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.

O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas também conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnósticos; sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para, no mínimo, 60 pessoas sentadas simultaneamente, TV de 42 polegadas, além de bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.

Acompanhe
nossas
redes sociais