Governo federal entrega novas moradias para famílias atingidas pelas enchentes

Cerimônia

Governo federal entrega novas moradias para famílias atingidas pelas enchentes

Ação integra o programa de Reconstrução do Rio grande do Sul e beneficia 20 famílias em Pelotas

Por

Atualizado quinta-feira,
09 de Outubro de 2025 às 15:49

Governo federal entrega novas moradias para famílias atingidas pelas enchentes
(Foto: Erickson Campos)

O governo federal entregou 25 novas moradias de até R$ 200 mil a famílias atingidas pelas enchentes em Pelotas. A cerimônia contou com a presença do secretário nacional de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, que cumpre agenda na região acompanhando obras e ações de reconstrução em parceria com os municípios e a Caixa Econômica Federal.

Em Pelotas, a prefeitura encaminhou o cadastro de 288 famílias, com 126 já habilitadas e em busca de imóveis pelo programa Compra Assistida. O processo de reconstrução no município teve início neste ano, após dificuldades enfrentadas em 2024.

Antes da cerimônia, o secretário participou de uma entrevista no programa Acorda Zona Sul da Rádio Pelotense, onde destacou o avanço das obras e o compromisso do governo em garantir moradia digna às famílias que perderam tudo durante a tragédia de maio de 2024.

Novo lar

Elisete Andriolli, uma das beneficiárias, não acreditava e só depois da insistência de ligações começou a entender sobre ser contemplada com a nova moradia “Eu tinha planos médios na minha vida, Deus fez mais”, destaca.

“São milhares de pessoas que já estão em suas casas novas um ano e pouco depois de uma tragédia. Não há, em nenhuma outra tragédia no mundo, um número tão significativo em tão pouco tempo. É claro que gostaríamos que fosse mais rápido, mas temos feito um esforço enorme, junto com as prefeituras e a Caixa, para acelerar esse processo”, afirma Hassen.

Números

A agenda do secretário inclui ainda visitas a entidades atingidas pelas enchentes que atuaram em parceria com o governo federal. De acordo com a pasta, 6,7 mil famílias já receberam novas moradias desde a tragédia de maio de 2024, enquanto outras 12 mil unidades estão em construção em diversas regiões do Estado. A expectativa é de que 25 mil famílias sejam contempladas pelos programas habitacionais voltados às áreas atingidas.

Além das moradias, o governo federal acompanha mais de duas mil obras no Estado, incluindo 700 pontes e projetos de infraestrutura urbana. “É um esforço conjunto, que envolve diálogo intenso com os municípios e acompanhamento permanente”, destaca o secretário.

Acompanhe
nossas
redes sociais