O início do Brasil na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann não foi como esperado. Tanto no Bento Freitas, diante do Gaúcho, quanto em Flores da Cunha, contra o time sub-20 do Juventude, ficou a sensação de que o Xavante poderia ter vencido ambas as partidas.
Na estreia, a equipe do técnico Emerson Cris dominou as ações durante os 90 minutos, mas não teve competência para furar a defesa adversária. No segundo jogo, o Brasil vencia até os 43 minutos da etapa final, quando sofreu o gol de empate.
O desempenho deixou o Rubro-Negro em quarto lugar, com dois pontos, entre oito times. A pressão por melhores resultados e atuações aumentou. O próximo desafio será contra o São Gabriel, na Baixada — uma oportunidade para conquistar a primeira vitória e acalmar os ânimos da torcida antes de encarar o Aimoré, no Cristo Rei.
O São Gabriel vive uma fase ruim que dura desde 2024. São 13 derrotas consecutivas: dez na Divisão de Acesso do ano passado, quando foi rebaixado; uma na estreia da Terceirona, contra o São Paulo, no último sábado; e outras duas pela Copinha, uma delas por 6 a 0 para o Gaúcho, em Passo Fundo.
Nesse período, o Sanga marcou apenas nove gols e sofreu 43. A última vez que a equipe saiu de campo sem ser derrotada foi em 28 de abril do ano passado, ao segurar um empate sem gols contra o Lajeadense, em casa.
Em 2025, a direção executiva do clube contratou um coordenador de fora para comandar o departamento de futebol. Tony Almeida chegou à cidade após ter sido presidente do Cascavel CR. O principal objetivo do Sanga é voltar à Série A-2, e a Copinha tem sido usada para dar rodagem a jovens jogadores. No entanto, oito atletas atuaram como titulares nas últimas duas partidas — uma em cada competição.
O jogador mais experiente do elenco é o atacante Cavani, de 27 anos, que retornou ao São Gabriel após marcar quatro gols em 2024. Os novos gestores também mudaram de técnico após apenas uma partida. Eduardo Cruz foi desligado após a derrota para o Esportivo por 2 a 0. Jerry Adriane, que era auxiliar, acabou efetivado no cargo.
Antes de enfrentar o Brasil no Bento Freitas, o Sanga busca encerrar a sequência negativa nesta quarta-feira, às 15h, diante do Juventude, na abertura da 3ª rodada da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. A partida marcará o primeiro jogo no estádio Sílvio de Faria Corrêa após a liberação.
Jogo antecipado
O elenco xavante treinou tanto no sábado quanto no domingo. Nesta segunda, a atividade foi realizada à tarde. Terça, o trabalho com Emerson Cris ocorre em dois turnos. A programação divulgada previa atividades diárias até domingo, mas surgiu uma novidade: a FGF acatou o pedido do Brasil e antecipou o duelo com o São Gabriel para este domingo (5). O duelo deve ocorrer às 15h na Baixada. A oficialização da nova data tende a ser feita nesta terça.
A expectativa é pelo retorno do lateral-esquerdo Otávio e do centroavante Patrikão, que ainda não estrearam na competição. Otávio se recupera de uma fratura na costela, enquanto Patrikão sofreu uma lesão muscular na coxa.
Sequência de derrotas do São Gabriel
Monsoon 7 x 2 São Gabriel
Inter-SM 2 x 1 São Gabriel
São Gabriel 0 x 2 Pelotas
Pelotas 4 x 1 São Gabriel
São Gabriel 2 x 5 Inter-SM
São Gabriel 0 x 2 Monsoon
Lajeadense 1 x 0 São Gabriel
Futebol com Vida 2 x 0 São Gabriel
Aimoré 4 x 0 São Gabriel
São Gabriel 0 x 3 Bagé
São Gabriel 0 x 2 Esportivo
Gaúcho 6 x 0 São Gabriel
São Paulo 3 x 1 São Gabriel