O Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura (Secult) atua para agilizar as etapas que ainda faltam para que o Theatro Sete de Abril possa reabrir suas portas após mais de 15 anos fechadas. Nas últimas semanas, o maior avanço foi na execução do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), uma das etapas essenciais para a reabertura.
Com um orçamento de cerca de R$ 44 mil, recursos doados ao Theatro pelo Ministério Público Estadual, a empresa Dias Gomes, vencedora do processo licitatório, fez a instalação de luminárias de emergência, balizadores, placas indicativas, extintores de incêndio, laudos técnicos e plano de emergência. Para a conclusão do PPCI, resta a última etapa do funcionamento do reservatório de água, acionado em casos de incêndios, que está sendo providenciada.
Energia Elétrica
O projeto da segunda etapa da instalação elétrica do Sete de Abril, que também é primordial para a sua reabertura, está em fase de atualização. A diretora de Memória e Patrimônio, Simone Delanoy, diz que estão sendo verificados todos os circuitos e feito o levantamento da quantidade de fiação que foi roubada no ano passado. Após a conclusão do projeto, deve ser feito o orçamento para, então, ser realizado o processo licitatório que irá definir a empresa que fará a sua execução.
Manutenção e Conservação
Além das últimas etapas da instalação elétrica e do PPCI e da Caixa Cênica, cujo processo está em andamento, a Secult informa que estão sendo providenciados orçamentos de diversos reparos na parte física do Theatro, que acabou por se deteriorar por ter ficado fechado desde 2022, quando foi concluído o restauro do prédio histórico. Simone adianta que será preciso refazer a pintura interna, parte do assoalho de uma escada, trocar a frente do palco (de madeira, que apodreceu no período em que havia goteiras – reparadas no primeiro semestre), trocar parte de forros de gesso e colocar gradil para fechar as visitas das lajes técnicas.
Licitação
Ontem, a prefeitura publicou Diário Oficial uma dispensa de licitação para a contratação de empresa para instalação elétrica, com fornecimento de material e entrada de energia no prédiodo Theatro. A contratada é a CCM Automação Industrial, no valor de R$ 86.546,56.