A região Sul amanheceu com chuva intensa e persistente nesta sexta-feira (22). Desde a madrugada, temporais isolados, com chuva forte, raios e queda de granizo, atuam na Campanha, no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre. No Sul, Costa Doce, nos Vales e Litoral Norte, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil aponta para chuva moderada a forte, acompanhada de raios durante toda a manhã. A tendência é que, nas próximas horas, o tempo continue instável nessas áreas, com deslocamento em direção ao leste/sudeste.
Até o momento, o acumulado de chuva em Pelotas ultrapassa os 30 milímetros (mm). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta acumulados entre 40 e 100 mm tanto na sexta quanto no sábado (23).
A maior incidência de raios, até o momento, na Zona Sul esteve concentrada no entorno das cidades de Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado e Arroio Grande.
Ainda não há informações passadas à Defesa Civil Regional sobre danos causados pelas tempestades. Piratini anunciou a suspensão das aulas na zona rural, devido ao alerta laranja de perigo potencial para tempestades, emitido pela Defesa Civil Estadual. A motivação, segundo o executivo, é a falta de condições seguras para o transporte escolar.
Há alertas para alagamentos em todas as cidades, devido ao acumulado de chuva projetado.