Pelotas vai conhecer nesta quinta-feira (21) o grande vencedor da batalha de startups, ação que integra a 4ª edição do Tech Business, promovida pelo Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas (ACP).
O evento reúne ainda no Pelotas Parque Tecnológico empresas e investidores para impulsionar o ecossistema de inovação da região Sul. A programação se inicia às 13h e vai até as 20h com palestras, feira de negócios e momentos de networking.
O evento de inovação e empreendedorismo chega com expectativa renovada e alto nível de participação. Segundo o coordenador Thiago Klug, diretor de Tecnologia e Inovação da ACP, as startups inscritas para a batalha deste ano demonstram um grau de maturidade muito superior ao registrado em anos anteriores, o que comprova o propósito da iniciativa de atrair projetos mais consolidados e preparados para crescer.
Nesta quinta, as três finalistas fazem sua apresentação concorrendo a prêmios que vão desde uma vaga na final regional do Sebrae Like a Boss, ingresso para o Gramado Summit e premiação em dinheiro de R$ 2 mil, para a primeira colocada. Os segundo e terceiro lugares recebem, respectivamente, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, além de um ano de associação na ACP e na Associação Gaúcha de Startups, e consultoria do Sebrae
Além da competição, a programação inclui palestras com três convidados de destaque, cada um representando um nicho diferente do mercado, garantindo diversidade e relevância para o público. “Conseguimos trazer três nomes de grande qualidade, que vão agregar muito ao cenário local”, destaca Klug. Para o diretor, os cases também permanecem como ponto alto da agenda. Nesta edição, um deles representa um setor tradicional da região, o do azeite, enquanto o outro traz a experiência da Protege Química, mais ligada ao universo das startups.
A ideia é inspirar tanto empreendedores quanto estudantes, mostrando que é possível inovar e empreender também na região. Para o futuro, a meta é ampliar a programação. “Quem sabe, já no próximo ano, possamos realizar uma edição de dois dias completos, oferecendo muito conteúdo de qualidade, para que as pessoas daqui não precisem ir para outras regiões do país em busca desse tipo de experiência”, projeta. A estimativa é de público de 300 participantes, o que deve garantir visibilidade às empresas. Além disso, as participantes também poderão integrar a Feira de Negócios, paralela à programação, para expor soluções e marcas diretamente ao público.