A equipe masculina de futsal do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil viaja neste sábado (16) rumo a Florianópolis, onde disputa a partir de segunda-feira a competição da modalidade nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). Único representante do Rio Grande do Sul entre os 28 participantes do campeonato, o time pelotense busca uma das quatro vagas no Mundial Escolar, que será em Brasília, em novembro.
O evento na capital catarinense é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e terá uma equipe de cada unidade federativa – exceto SC, que contará com dois times por sediar a disputa. Trata-se de um torneio sub-18, e podem jogar atletas nascidos entre 2007 e 2010. O sorteio dos grupos da primeira fase está marcado para domingo, quando ocorre a cerimônia de abertura.
“A gente iniciou esse projeto no ano passado. Tivemos algumas perdas no meio do caminho, alguns acréscimos de outros jogadores estudantes. Mas conseguimos esse êxito. […] As perspectivas são boas, a gente acredita que temos condições de fazer um bom papel. A gente não chegou aqui à toa”, disse o professor Edu Vidal, treinador do time, em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.
Para chegar aos Jebs, o Assis Brasil foi campeão dos Jogos Escolares de Pelotas (Jepel). Conquistou também uma competição regional e avançou ao Estadual, do qual foi vice, garantindo vaga na seletiva nacional, que venceu em Campo Bom – esse resultado assegurou o direito de representar o RS nacionalmente. Já há uma “força-tarefa” planejada para execução caso a equipe se classifique ao Mundial, viabilizando a eventual ida. Para os Jebs, a Federação de Desporto Escolar (FDE/RS) garante o custeio de transporte, logística, hospedagem e alimentação.
Dez atletas vão viajar a Florianópolis, entre eles Luiz Antônio Scheunemann, o Totonho, ex-sub-20 do Brasil. O jovem atacante disputou três partidas como profissional do Xavante neste ano, mas não vai permanecer na Baixada. Ele e o goleiro Léo, além do professor Edu Vidal, participaram do programa Atualidades Esportivas da Pelotense na última segunda – assista abaixo.