Assis Brasil busca vaga no Mundial Escolar de Futsal

Nos Jebs

Assis Brasil busca vaga no Mundial Escolar de Futsal

Delegação da instituição pelotense viaja no sábado para competição nacional em Florianópolis

Por

Assis Brasil busca vaga no Mundial Escolar de Futsal
Totonho (E), professor Edu Vidal (C) e Léo (D) estiveram na Pelotense (Foto: Fernando Rascado)

A equipe masculina de futsal do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil viaja neste sábado (16) rumo a Florianópolis, onde disputa a partir de segunda-feira a competição da modalidade nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). Único representante do Rio Grande do Sul entre os 28 participantes do campeonato, o time pelotense busca uma das quatro vagas no Mundial Escolar, que será em Brasília, em novembro.

O evento na capital catarinense é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e terá uma equipe de cada unidade federativa – exceto SC, que contará com dois times por sediar a disputa. Trata-se de um torneio sub-18, e podem jogar atletas nascidos entre 2007 e 2010. O sorteio dos grupos da primeira fase está marcado para domingo, quando ocorre a cerimônia de abertura.

“A gente iniciou esse projeto no ano passado. Tivemos algumas perdas no meio do caminho, alguns acréscimos de outros jogadores estudantes. Mas conseguimos esse êxito. […] As perspectivas são boas, a gente acredita que temos condições de fazer um bom papel. A gente não chegou aqui à toa”, disse o professor Edu Vidal, treinador do time, em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.

Para chegar aos Jebs, o Assis Brasil foi campeão dos Jogos Escolares de Pelotas (Jepel). Conquistou também uma competição regional e avançou ao Estadual, do qual foi vice, garantindo vaga na seletiva nacional, que venceu em Campo Bom – esse resultado assegurou o direito de representar o RS nacionalmente. Já há uma “força-tarefa” planejada para execução caso a equipe se classifique ao Mundial, viabilizando a eventual ida. Para os Jebs, a Federação de Desporto Escolar (FDE/RS) garante o custeio de transporte, logística, hospedagem e alimentação.

Dez atletas vão viajar a Florianópolis, entre eles Luiz Antônio Scheunemann, o Totonho, ex-sub-20 do Brasil. O jovem atacante disputou três partidas como profissional do Xavante neste ano, mas não vai permanecer na Baixada. Ele e o goleiro Léo, além do professor Edu Vidal, participaram do programa Atualidades Esportivas da Pelotense na última segunda – assista abaixo.

Acompanhe
nossas
redes sociais