Aposentados e pensionistas do INSS contam com atendimento presencial dos Correios para realizar a contestação de descontos associativos não autorizados em seus benefícios. A iniciativa visa auxiliar aqueles que têm dificuldades de acessar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
O atendimento presencial referente a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação. Em Pelotas, apenas a agência localizada na rua Tiradentes, 2515, realiza o procedimento.
Indo pela segunda vez à agência, a aposentada Zeli Souza, de 77 anos, não conseguiu ser atendida. A busca pelo atendimento presencial se deve à sua dificuldade de acesso aos canais digitais. “Eu não sei usar computador, então busquei o atendimento aqui, mas pelo horário que cheguei, não consegui ser atendida. Me orientaram a voltar pela manhã na segunda-feira”, explica.
No aguardo para ser atendida, Tereza Costa da Silva, de 74 anos, procurou o serviço oferecido pelos Correios porque sua filha não conseguiu resolver a situação pelos canais digitais. “Achei boa essa possibilidade de atendimento presencial, visto que no INSS não estão atendendo”, comenta.
Geneci Araújo, de 70 anos, retornou para tentar atendimento pela segunda vez, já que na semana anterior havia encontrado longas filas. “Em junho, liguei para o número 135 e descobri que houve um desconto indevido. Agora busco os Correios para me ajudar a recuperar o dinheiro”, relata.
Atendimento
De acordo com um dos colaboradores da agência central, são realizados cerca de 200 atendimentos diários voltados à contestação de descontos associativos não autorizados por beneficiários do INSS. Segundo ele, o fluxo de pessoas aumentou nos últimos dias em razão de uma informação equivocada divulgada pela imprensa sobre o suposto encerramento do serviço.
O site dos Correios reforça que não há prazo final para solicitar a devolução dos valores. Portanto, não há necessidade de buscar atendimento com urgência. O serviço é gratuito, realizado por equipes treinadas e feito em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, o que garante a proteção das informações.
Serviços disponibilizados
Consultar se houve algum desconto no benefício;
Contestar descontos não autorizados;
Confirmar se algum desconto foi autorizado;
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
Analisar documentos enviados por associações;
Receber protocolo de atendimento com orientações para acompanhamento pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.