A segunda quinzena de julho é marcada por incertezas no Bento Freitas. Enquanto o Brasil aguarda a chegada de uma proposta para negociar 90% das ações da eventual Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, os atletas cumprem tabela na Série D e começam a vislumbrar seus futuros. Dois jogadores falaram neste domingo (20) sobre as perspectivas.
“Talvez seja minha última partida em casa, no Bento Freitas, pelo menos nesse ciclo. Fico feliz por ter marcado os dois gols e saído vitorioso”, disse o atacante Luiz Henrique após a vitória por 4 a 0 em cima do Azuriz, na Baixada. Artilheiro do Xavante na quarta divisão nacional, o jogador marcou três gols desde o retorno ao Rubro-Negro.
Já o zagueiro Vitor Becker levanta margem para uma hipotética permanência. “Comigo não foi falado nada. Não estou sabendo se o Brasil vai participar da Copinha [da FGF], mas acho que é uma questão de tempo, talvez daqui a pouco alguém fale algo sobre a Copinha e a gente pode, sim, estar vendo”, resumiu.
Bira reforça desejo de presença na Copinha
Também no gramado do Bento Freitas minutos depois da goleada sobre os paranaenses, o vice-presidente interino de futebol do Xavante, Bira, endossou a opinião expressada na Rádio Pelotense 99,5 FM no último dia 10: acredita que o clube deve disputar o torneio de segundo semestre da Federação Gaúcha de Futebol.
“Acredito que um clube desse tamanho não pode ficar um semestre inteiro sem atividade. Estou torcendo para que depois dessa reunião o nosso presidente nos dê uma notícia boa, que a gente possa participar dessa Copinha. Se o Brasil entrar, vai entrar para vencer, para usar essa competição para estar em uma competição nacional no próximo ano”, afirmou.
A reunião à qual Bira se refere é a do próximo dia 30 – o congresso técnico do campeonato na sede da FGF, evento que definirá participantes, regulamento e formato de disputa da Copinha. O ex-atacante confia na oportunidade de aproveitar a competição para iniciar a formação de um elenco para a Divisão de Acesso de 2026.
Último jogo
O Brasil finaliza sua campanha na Série D do Brasileirão às 16h do próximo domingo (27), contra o Barra, em Balneário Camboriú (SC). O time catarinense lidera a chave A8 e precisa vencer para confirmar a posição antes dos mata-matas. O Xavante soma 13 pontos e ocupa a sexta posição do grupo.
Série D | Grupo A8
14ª rodada
Domingo (27)
16h | Barra x Brasil
Guarany x Joinville
São José x Marcílio Dias
Azuriz x São Luiz