O Aeroporto de Pelotas deve registrar um aumento expressivo na movimentação de passageiros durante a Fenadoce 2025, que acontece entre os dias 16 de julho e 3 de agosto. A expectativa é de receber cerca de seis mil passageiros, número 25% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando passaram pelo terminal aproximadamente 4,8 mil pessoas.
Na avaliação da gestão do terminal, o crescimento reforça o papel estratégico do aeroporto como porta de entrada para o evento e como elo entre Pelotas e outras regiões do país. “O Aeroporto de Pelotas desempenha um papel essencial na conectividade da região, e através de São Paulo, conecta a cidade a, praticamente, todo o Brasil. Além disso, é também um acesso seguro e prático para quem vem a Pelotas”, destaca Wesley Puygcerver, gerente do Aeroporto de Pelotas.
Foco no turismo
Como parte dessa recepção especial, foram realizadas, na última semana, recepções aos turistas em parceria com a prefeitura de Pelotas. Pelotenses vestidos com trajes típicos da festividade receberam os passageiros com doces tradicionais da Fenadoce.
“Com a entrega dos doces tradicionais, podemos dar as boas vindas a quem está pisando em solo pelotense. Este tipo de atividade, é uma forma de divulgação da feira, das atividades da secretaria, e dos roteiros turísticos que temos na cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Danilo Rodrigues.
Redução de linhas
Apesar dos bons números, a Azul anunciou a suspensão dos voos de Pelotas para Campinas a partir de setembro. Conforme reportagem do A Hora do Sul em junho, a empresa vai suspender também as linhas de Santa Maria para a cidade do interior de São Paulo. A companhia argumenta que busca melhorar sua “eficiência operacional e alinhar a oferta à demanda”. As linhas eram operadas nas segundas, quartas e sexta-feiras. A empresa passa por recuperação judicial.
Pelotas passará a ter ligação aérea com São Paulo apenas via companhias Gol, que atua nas segundas, quartas e sextas-feiras, e Latam, nas segundas, quintas e sextas-feiras, ambas para o aeroporto de Guarulhos. A Azul seguirá operando o trecho entre Pelotas e Porto Alegre, com três viagens semanais.