No final da manhã desta quarta-feira, 16, os pelotenses puderam observar a predominância do sol e céu claro, após 12 dias de intensa nebulosidade, além de nevoeiros densos e persistentes no começo e no final do dia. O fenômeno foi observado em outras cidades da região, como Rio Grande, que enfrentam as mesmas condições climáticas desde o começo do mês.
A região Sul registrou uma amplitude térmica mais elevada, com máximas na casa dos 20ºC e umidade relativa do ar aos 86%, cenário oposto aos 100% dos últimos dias. Pinheiro Machado e Rio Grande chegaram a registrar pontos com algumas das menores temperaturas do dia no Rio Grande do Sul: 5,4ºC e 6,1ºC, respectivamente.
Em Pelotas, no começo da manhã foi registrada chuva fraca e esparsa, com acumulado que não superou 1 milímetro.
Ainda assim, o avanço da frente fria que está em atuação no Estado, causa o retorno da nebulosidade no final do dia e a ocorrência de chuva de fraca a moderada em alguns pontos da Zona Sul. Segundo a Sala de Situação da Defesa Civil gaúcha, associado à frente fria, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão poderá provocar chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora no Oeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, entre a madrugada e a manhã de quinta-feira, 17. Os acumulados variam entre 10 e 40 mm por dia.