A prefeitura de Pelotas irá lançar novo edital para a contração de 60 leitos. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Marroni (PT), durante o programa Acorda Zona Sul, na manhã de sexta-feira (11). A notícia chega no momento em que essas vagas emergenciais deveriam estar disponíveis à população que depende da saúde pública, como havia sido projetado na primeira tentativa de negociação.
A contratação dos espaços de retaguarda por 90 dias é uma medida para ampliar o atendimento devido ao aumento de internações por síndromes respiratórias no inverno. O crescimento dos casos motivou o decreto de situação de emergência na saúde em 30 de maio. “Nós conseguimos diminuir de 120 leitos de espera, e hoje estamos com 65. Com a nova regulamentação, foi autorizada a compra de leitos também dos hospitais privados. Então vamos fazer um novo edital de credenciamento e se houver interesse dos hospitais particulares, acredito que estaremos perto de resolver a questão de espera de leitos”, destaca Marroni.
O edital prevê a contratação de 40 leitos clínicos, entre adultos e pediátricos, e de 20 leitos de UTI. O valor total de investimento para a manutenção dos espaços seria de cerca de R$ 7,4 milhões. Para o diretor financeiro da Santa Casa, Sebastião Kaé, a proposta financeira não fecha por uma pequena margem, mas o entrave está na antecipação dos recursos.
“Não temos como financiar a operação, porque a proposta anterior era pagar 30 dias após a realização. Teremos que ter recurso por 60 dias e precisamos também de 20 dias para adquirir o que falta e montar os leitos para começar a trabalhar.”