Bira não garante a presença do Brasil na Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas tem a opinião de que o clube deve participar da competição do segundo semestre. O vice-presidente interino de futebol do Xavante diz que a decisão será tomadas nos próximos dias pelo presidente rubro-negro, Vilmar Xavier.
“Todos nós vamos ficar sabendo disso depois da reunião que vai acontecer na federação no dia 15, onde nosso presidente ou vai confirmar nossa presença na competição ou não”, afirmou o ex-atacante em entrevista concedida nesta quinta-feira (10) durante o programa Atualidades Esportivas, na Rádio Pelotense.
O dia 15 de julho, citado por Bira, é o fim do prazo estipulado em edital pela FGF para que os clubes interessados em disputar a Copinha enviem ofício à entidade manifestando essa intenção. O congresso técnico está agendado para o dia 30 deste mês, na sede da federação, em Porto Alegre.
“Não podemos parar. Se não disputa a Copinha, fica praticamente seis meses sem atividade, é muito ruim. Torço para que a gente dispute a competição para montar esse elenco. Mas tem que ter cuidado porque é uma competição que traz despesas, é uma competição paga pelo clube”, analisa o vice-presidente.
Ele destaca a possibilidade de, por meio de um eventual título, conquistar vaga na Série D do Brasileirão de 2026. Por outro lado, enfatiza a necessidade de planejamento financeiro, já que o torneio da FGF é oneroso aos clubes. “Tem que sentar, conversar, montar a estrutura para o segundo semestre, para que a gente possa disputar a competição muito a fim. Não só participar”, avalia Bira.