Balanço do Dnit faz avaliação positiva da infraestrutura das pontes da Zona Sul

Levantamento

Balanço do Dnit faz avaliação positiva da infraestrutura das pontes da Zona Sul

Das 30 pontes em estradas federais, apenas uma foi classificada como “sofrível”

Por

Balanço do Dnit faz avaliação positiva da infraestrutura das pontes da Zona Sul
Região tem 30 pontes em estradas federais, sendo 29 consideradas boas e, segundo o Dnit, nenhuma corre riscos. (Foto: Jô Folha)

Um levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre as condições de 30 pontes nas rodovias federais da região de Pelotas revela que a maioria das travessias está em boas condições. O DNIT classifica as estruturas com notas de 1 a 5.

A ponte sobre o rio Jaguarão, no km 152 da BR-293, em Hulha Negra, é a com a pior nota. Com dois pontos, é classificada como ‘sofrível’ pela autarquia federal. Das outras 29 pontes, 17 possuem nota 3 (boa aparentemente) e 12 possuem nota 4 (boa). Nenhuma possui nota 5.

Pelo sistema de classificação do DNIT, pontes com a nota 1 são precárias e estão em situação crítica. Pontes com a nota 2 são classificadas como sofríveis e consideradas problemáticas. Com nota 3, as pontes são classificadas como boas aparentemente, mas potencialmente problemáticas. A nota 4 representa que a obra não tem problemas importantes e, com a nota 5, não há problemas.

Além disso, o levantamento do DNIT aponta que a maioria das pontes necessita de algum grau de manutenção. Já a ponte sobre o Canal Caiubá, na BR 471, em Rio Grande, precisa de reabilitação, caso em que há necessidade de modificações como o aumento da capacidade de carga, barreiras de segurança ou alargamento, por exemplo.

As informações são oficiais do DNIT e foram divulgadas pela Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública.

O que diz o DNIT?

Em nota, o DNIT afirma que são feitas vistorias rotineiras em pontes e que, “pelo tempo que todas as estruturas foram construídas é corriqueiro que haja algumas patologias que, na sua maioria, são casos de simples solução”.

A autarquia cita como o exemplo da ponte sobre o rio Piratinizinho, na BR-293, entre Piratini e Pinheiro Machado, que foi interditada em março por danos estruturais. “O DNIT adotou as medidas necessárias e trabalha para, em breve, reestabelecer totalmente o trânsito de veículos”.

No caso da ponte sobre o Rio Jaguarão, o DNIT afirma que a estrutura não está comprometida nem corre risco de queda. “Por vezes, um ou outro item pontual pode baixar a nota da ponte. Neste caso, o DNIT já está providenciando a manutenção”.

Acompanhe
nossas
redes sociais