O Brasil encerrou a sequência de três derrotas, mas chegou a quatro partidas sem vitória e permanece na lanterna do grupo A8 da Série D do Brasileirão. Diante de menos de mil pessoas – conforme boletim oficial do clube – no estádio Bento Freitas na tarde deste domingo (18), o Xavante empatou em 0 a 0 com o Guarany, pela quinta rodada. A equipe de Emerson Cris teve dois jogadores a mais nos últimos minutos.
O Rubro-Negro soma quatro pontos e está quatro atrás do Marcílio Dias, último integrante do G-4 e seu adversário às 16h do próximo domingo, outra vez na Baixada. Neste fim de semana, o Marcílio bateu o Azuriz por 1 a 0, enquanto o líder Joinville fez 2 a 1 no segundo colocado Barra e o São José, entrando na zona de classificação, superou o São Luiz por 3 a 0 na estreia do novo gramado sintético do estádio Francisco Noveletto.

Número oficial do clube indicou 848 pessoas presentes, o menor público do ano no Bento Freitas (Foto: Jô Folha)
Substituições e defesas dos goleiros
Sem os machucados Everton Sena e Clébio, o técnico Emerson Cris deslocou Felipe Camargo da lateral-esquerda para a zaga, ao lado de Vitor Becker. Matheus Nunes iniciou como titular na lateral. À frente, Matheus Obina retomou espaço no meio em dupla com Bryan Gabriel.
Kauê Muniz, Luiz Henrique, David Weslley foram os titulares do quarteto ofensivo. Mas bastaram sete minutos para Cris precisar mexer. Luiz Henrique sentiu problema muscular e acabou substituído por João Libânia na ponta esquerda. Aos 23, a troca por obrigação ocorreu do outro lado. O goleiro Jonathan, do Guarany, saiu para a entrada de Douglas.
A partir da metade da etapa inicial, os times passaram a se adaptar melhor ao gramado molhado que aumentava a velocidade da bola. O time de Bagé ameaçou primeiro, aos 26 e 31 minutos. Igor Silva buscou o ângulo de Gabriel Oliveira e quase abriu o placar. Depois, João Victor chutou rasteiro e carimbou a trave do goleiro xavante.
Em seguida, após cruzamento de Matheus Nunes, Libânia respondeu para o Brasil. O camisa 17 girou sobre a marcação e teve a finalização abafada por Douglas. Mais tarde, em escanteio cobrado por Nunes aos 41 minutos, Alison Mira cabeceou forte e o goleiro do Guarany espalmou – defesa que se repetiu aos 46, em batida firme de Obina, de longe.

Matheus Obina reapareceu na equipe titular após Lucas Lucena ser sacado do 11 inicial de última hora devido a um incômodo muscular (Foto: Jô Folha)
Xavante não aproveita vantagem numérica no fim
Wiliam Campos trocou Igor Silva por Vitor Oliveira – um volante por outro – no intervalo. Emerson Cris promoveu as primeiras alterações no Brasil já aos 16 minutos de uma segunda etapa sem chances claras de gol. O treinador xavante mexeu nas pontas: Libânia e Kauê saíram; Daniel e Marlon entraram.
Gabriel Oliveira fez defesa simples em um chute de Yan Philippe. Bem depois, já aos 29 minutos, o goleiro salvou o Rubro-Negro ao não dar rebote em finalização forte de Talles. Alguns atletas do Guarany chegaram a pedir gol, alegando que a bola entrou. Reclamação parecida ocorreu antes, quando o árbitro Jonathan Vivian apontou falta, e não pênalti para os visitantes, em infração próxima à risca da área. Na batida, Murilo mandou por cima.
O tempo ia passando e a equipe de Bagé parecia mais perto do 1 a 0. Mas a expulsão de Bruno Cardoso, aos 33 minutos, mudou o cenário. O zagueiro do Guarany tomou cartão vermelho após partir para cima de Matheus Obina em confusão iniciada pelo próprio volante do Brasil e Márcio Jonatan, ex-Xavante. Com a vantagem numérica, Cris trocou David Weslley e Obina por Marcel e Giovani Alvisi.
Logo na sequência, Marcel cruzou e Matheus Nunes, livre, pegou mal. Os minutos finais seriam de uma infrutífera pressão rubro-negra. Nem mesmo a expulsão do volante Murilo, que recebeu o segundo cartão amarelo aos 45 minutos, ajudou o Brasil. O Guarany se defendeu com eficiência e o Xavante sequer criou chance perigosa nos acréscimos.
Série D
Grupo A8
5ª rodada
Sábado (17)
Joinville 2 x 1 Barra
Domingo (18)
Marcílio Dias 1 x 0 Azuriz
Brasil 0 x 0 Guarany
São José 3 x 0 São Luiz
6ª rodada
Sábado (24)
18h | Barra x São José
Domingo (25)
15h | Azuriz x Guarany
16h | Brasil x Marcílio Dias
Segunda-feira (26)
19h | São Luiz x Joinville
Ficha técnica
Brasil (0): Gabriel Oliveira; Murillo Lima, Vitor Becker, Felipe Camargo e Matheus Nunes; Bryan Gabriel, Matheus Obina (Giovani Alvisi, 35’ 2T), Kauê Muniz (Daniel, 16’ 2T), David Weslley (Marcel, 35’ 2T) e Luiz Henrique (João Libânia, 7’ 1T / Marlon, 16’ 2T); Alison Mira. Técnico: Emerson Cris.
Guarany (0): Jonathan (Douglas, 23’ 1T); Talles, Saulo, Bruno Cardoso e João Victor; Igor Silva (Vitor Oliveira, intervalo), Murilo Cavalcante, Reinaldo (Allan Christian, 28’ 2T); Emerson, Wilson Júnior (Felipe Rangel, 18’ 2T) e Yan Philippe (Márcio Jonatan, 18’ 2T). Técnico: Wiliam Campos.
Cartões amarelos: Felipe Camargo, Matheus Obina e Murillo Lima (B); Murilo Cavalcante e Saulo (G).
Cartões vermelhos: Bruno Cardoso e Murilo Cavalcante (G).
Árbitro: Jonathan Vivian (RS).
Local: Bento Freitas.
Público oficial: 848 pessoas.
Renda oficial: R$ 8.905,00.