É preciso aprender

Editorial

É preciso aprender

É preciso aprender
(Foto: Jô Folha)

Nesta edição A Hora do Sul traz dois materiais especiais distintos, mas que conversam entre eles: há um ano, nossa região sofria a angústia de ver a enchente “descendo”. Sabíamos que as águas que haviam assolado o Vale do Taquari e estavam causando caos na região Metropolitana chegariam aqui. E aquele fim de abril e início de maio ficará marcado na memória de quem viveu tamanho trauma.

Um ano depois, quase nada mudou. Se maio se repetir, Pelotas enfrentará o mesmo problema. Por sorte – e competência das equipes da excelente Sala de Situação – vidas não foram ceifadas aqui. No entanto, também não houve nenhum avanço prático de fato na prevenção. Burocracia, falta de recursos e transição de governo ajudam a explicar isso. Mas a demora por um avanço nos coloca sempre em risco de uma nova tragédia, em meio à crise climática que vivemos.

E justamente por essa crise climática que o A Hora do Sul importa do Vale do Taquari o projeto Educame. O objetivo é a criação de uma nova consciência ambiental, voltada principalmente à formação de jovens com mentalidade orientada à percepção da nossa natureza e dos desafios e potencialidades dela. A falta de informação e conhecimento foi um dos grandes problemas da enchente por aqui. E isso não pode se repetir.

A partir de cadernos mensais, elaboração de livro e cartilha, da análise de águas, de ações em escolas e parcerias estratégicas com entes, como a Universidade Federal de Pelotas, responsável pela análise de águas em toda a Zona Sul, vamos criar meios de comunicar e levar adiante de maneira didática as informações sobre o tema. Com saber fica muito mais fácil encarar a crise climática e, em algum ponto, iniciar a reversão desse processo.

Uma nova consciência ambiental na Zona Sul é o slogan do projeto e é também o seu grande objetivo. É um momento de reflexão sobre o que vivemos há um ano, mas também de iniciar – já com certo atraso – ações efetivas que tragam soluções e prevenção para o futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais