Estão abertas 15 vagas no projeto social de futebol feminino ABC da Bola, em Pelotas. O programa gratuito é voltado a meninas de oito a 17 anos matriculadas na rede pública municipal.
Das 60 vagas, 45 estão atualmente preenchidas, conforme a professora Victória Amaro. As meninas integrantes do projeto ganham uniforme para treino e, ao fim das atividades, têm direito a um lanche.
Os treinamentos ocorrem na quadra de fut7 do ginásio Voleio, na avenida Fernando Osório, 4510, em diferentes horários: segundas e quintas-feiras das 10h às 11h (sub-12); das 14h30min às 15h30min (sub-15); e das 15h30min às 16h30min (sub-17).
Para participar, é preciso primeiramente entrar em contato via WhatsApp (53) 98475-1088. Isso porque há necessidade de apresentar comprovante da escola e preencher a ficha de inscrição, geralmente enviada no momento do contato.
O projeto
A iniciativa foi lançada em agosto do ano passado na cidade pela ex-jogadora da Seleção Brasileira e do Internacional, Duda Luizelli, que também atuou como coordenadora de seleções femininas da CBF. Há oito unidades no Rio Grande do Sul (além de Pelotas, existe em Rio Grande) e uma no Rio de Janeiro.
Em Pelotas, a coordenação é de Marcos Planela, que também ocupa o cargo de coordenador e treinador das Lobas, time de futebol feminino do Pelotas, ou seja, pode haver transição das meninas em destaque do ABC da Bola para as Lobas.
O ABC da Bola é estimulado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, e na Zona Sul conta com os apoios de Itaú, Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.