Projeto social de futebol feminino chega à região
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira16 de Setembro de 2024

Oportunidade

Projeto social de futebol feminino chega à região

ABC da Bola atenderá meninas matriculadas na rede pública em Pelotas e Rio Grande

Por

Atualizado quinta-feira,
08 de Agosto de 2024 às 22:57

Projeto social de futebol feminino chega à região
Programa é capitaneado pela ex-jogadora Duda Luizelli (Foto: Gustavo Pereira)

Meninas de 12 a 18 anos matriculadas na rede pública de ensino em Pelotas e Rio Grande têm a partir desta semana a oportunidade de treinar futebol duas vezes por semana gratuitamente. Chegou à região, com lançamento oficial realizado na tarde desta quinta (8), o projeto ABC da Bola.

Além das aulas, as jovens inscritas receberão uniforme completo, com camiseta, calção e meias, mais um lanche depois das atividades. A iniciativa é capitaneada por uma referência do futebol feminino nacional: Duda Luizelli, 52 anos, ex-atleta revelada no Internacional e com passagens também pela Itália.

A gaúcha já atuou como coordenadora técnica das Gurias Coloradas e depois trabalhou por quase dois anos na CBF com o cargo de coordenadora de seleções femininas.

“Nosso objetivo como projeto é educacional, mas se a menina se destacou, o Marcos [Planela, coordenador do projeto em Pelotas] trabalha no Pelotas aqui e obviamente a menina pode acabar indo para o Pelotas, e depois de repente para Grêmio ou Inter, e aí vão indo. Hoje o horizonte do futebol feminino é muito grande, e isso é fantástico”, afirma Duda.

Nesta quinta, em Pelotas, dez meninas já participaram. Uma delas era Lívia, 12 anos, que joga futebol desde os seis. “Acho que o projeto pode fazer muitas grandes atletas. A gente pode evoluir muito”, diz a jovem. Ela e as demais meninas fizeram diversos exercícios com bola sob comando das treinadoras Victoria e Julia .

“Quem sabe, no final do projeto, daqui 12 meses, não vai sair uma nova Marta, uma nova Cristiane, uma nova Formiga, uma nova Gabi Portilho?”, incentivou Duda Luizelli na primeira conversa com as jovens.

Bom momento

O ABC da Bola desembarca na Zona Sul em meio a um momento positivo do futebol feminino do Brasil. Após eliminar as favoritas França e Espanha, a seleção tentará amanhã, às 12h (de Brasília), contra os Estados Unidos, o primeiro ouro olímpico da história do país nessa modalidade.

Duda lembra também da realização da Copa do Mundo de 2027 no Brasil. “Não tenho nenhuma dúvida [de que isso ajuda], ainda mais que o próximo Mundial vai ter seis jogos em Porto Alegre. A gente vai tentar profissionalizar da melhor forma possível para que o Estado viva uma Copa do Mundo do mesmo patamar que a do masculino”, diz.

Mais informações

Foram disponibilizadas 60 vagas em Pelotas e 40 em Rio Grande. Para se inscrever, basta apresentar comprovante de matrícula em uma instituição municipal ou estadual e preencher a ficha de inscrição. Mais informações estão disponíveis no Instagram @abcdabolacomasmeninas.

Em Pelotas, os treinamentos acontecem às segundas e quintas-feiras no Voleio Esportes (avenida Fernando Osório 4510). Para meninas de até 13 anos, as atividades são das 10h30min às 11h30min. O sub-15 trabalha das 14h30min às 15h30min, enquanto os treinos do sub-17 vão das 15h30min às 17h30min. Em Rio Grande, as atividades serão no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), nas categorias sub-15 e sub-18.

O ABC da Bola é estimulado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, e na Zona Sul conta com os apoios de Itaú, Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Acompanhe
nossas
redes sociais