saiba mais
Em transformação, Joinville retorna ao cenário nacional Rival do Brasil na estreia, Barra se diferencia por estrutura e tem estádio novo São Luiz garimpa mercado do RS e muda cara do elenco Marcílio Dias quer repetir sucesso de rivais catarinenses Guarany prega austeridade na estreia em divisões nacionais Azuriz reforça elenco de olho no acesso para a Série CO Brasil só visitará o estádio Francisco Noveletto na 12ª das 14 rodadas da primeira fase da Série D. Até lá, já saberá a opinião de adversários que terão enfrentado o São José no novo gramado sintético da casa do Zeca, na zona norte de Porto Alegre. O clube da capital entra na competição nacional de olho no retorno à Série C, de onde caiu ano passado.
O Grupo Aspecir, empresa do ramo financeiro que administra o São José, investiu R$ 3,8 milhões na qualificação do gramado. Segundo o executivo de futebol Nilton Batista, trata-se da melhor grama disponível atualmente, única homologada após revisão dos parâmetros da Fifa. O sistema é o mesmo do estádio Nilton Santos, do Botafogo.
“É um sistema com amortecedor, não é com aquela borracha preta que deixava o visual muito feio. É com cortiça, e essa cortiça importada de Portugal tem o sistema de irrigação que, uma hora antes do início das partidas, tu liga a irrigação, a cortiça incha e ela segura toda a caloria do gramado”, explica o executivo do Zeca.
O processo de troca da estrutura está em fase final. Enquanto isso, o São José treina nos centros de treinamentos das categorias de base da dupla Gre-Nal – o CT Hélio Dourado, do Grêmio, em Eldorado do Sul, e a Morada dos Quero-Queros, do Internacional, em Alvorada. O primeiro jogo do Zeca em casa pela Série D, contra o Joinville, será no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, já que o novo gramado só deve ficar pronto no início de maio.
Novo técnico
Após escapar do rebaixamento no quadrangular do Gauchão sob comando de Hélio Vieira, emprestado pelo Bagé, o São José apostou em Gabardo Júnior para a Série D. O treinador de 42 anos foi contratado porque a direção o vê com potencial para trabalhar com jovens – o Zeca é o atual campeão gaúcho sub-20. Além disso, o técnico acumula bons trabalhos recentes na quarta divisão nacional, chegando às fases de mata-mata.
“A gente não pode deixar de aproveitar esses novos talentos. […] Queríamos um treinador com ideias novas, que tenha uma experiência de Série D, que está em alta no mercado, e que saiba fazer a mescla dos jovens jogadores com os jogadores que a gente tem aqui. Estamos acompanhando o trabalho dele, é o que a gente esperava”, diz Nilton Batista.
Para voltar à Série C, o São José fechou com sete atletas desde o fim do Gauchão. Outros seis saíram, entre eles o camisa 10 titular no Estadual, Gabriel Terra, contratado pelo Ypiranga. Entre as caras novas, chegou ao Passo D’Areia o volante Venício, que estava no Pelotas. Nomes como o goleiro Fábio Rampi e os atacantes Douglas e Giovane Gomez permanecem.
Agenda | Série D
Grupo A8
1ª rodada
Sábado (19)
15h30min | Joinville x Guarany
16h | São Luiz x Azuriz
18h | Marcílio Dias x São José
20h | Brasil x Barra