Fernando Pessoa inspira novo curta de Manoel Magalhães

Cultura

Fernando Pessoa inspira novo curta de Manoel Magalhães

Obra A passagem está sendo gravada em Pedro Osório, com atores de Pelotas

Por

Fernando Pessoa inspira novo curta de Manoel Magalhães
Gravações no local que inspirou o artista e diretor.

Numa mesma paisagem estão uma árvore e a ponte de acesso entre Pedro Osório e Cerrito, sobre o rio Piratini. Foi essa imagem que chamou a atenção do jornalista, escritor e artista visual, Manoel Soares Magalhães.

Da fotografia à tela foram poucos dias. À composição foi acrescentada a figura do escritor português Fernando Pessoa, que no quadro é transportado para aquela região da Zona Sul do Estado. Dois anos depois, essa licença poética de Magalhães é a base do curta-metragem A passagem, que está sendo filmado por estes dias. O audiovisual tem financiamento de edital da prefeitura de Pedro Osório, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

“Fotografei a árvore e da árvore resultou uma captura fictícia do Fernando Pessoa caminhando embaixo dessa árvore. Eu peguei uma foto dele caminhando no Chiado, em Lisboa, indo em direção ao (café) A Brasileira”, relembra o artista. Com o edital para a área de audiovisual aberto, Magalhães ficou tentado a criar um roteiro, mas não sabia sobre o quê. “Aí eu olhei para a tela e pensei: ‘quem sabe sobre a visita de Fernando Pessoa a Pedro Osório’. Aí nasceu a história”, relembra.

A passagem é uma história ficcional que mistura poesia e espiritualidade. “A questão espiritual é um dos motivos que faz Fernando Pessoa chegar a Pedro Osório”, explica o escritor.

O roteiro e a direção são do próprio Manoel Magalhães e as gravações começaram no final do mês de março. A expectativa é que esta primeira etapa prossiga até o início de julho. Colabora na produção do curta o Studio Atores de Pelotas (SAP), coordenado pelo ator Charlie Dauber Rayné e Karen Schiller.

O simples da vida

Na trama, com os atores Alex Nogueira, Roberta Pires, Elisa Borges e Charles Dauber Rayné, Fernando Pessoa é atraído até a cidade de Olimpo para uma importante missão que ele irá descobrir ao longo da inesperada visita. Os atores pelotenses Alexander Nogueira e Charlie Dauber Rayné participaram das primeiras encenações gravadas pelo jornalista e filmmaker Marcelo Coelho, da TokaDoKoelho Filmes.

Com uma trama poética que aborda as coisas simples da vida e a eternidade, o objetivo principal de A Passagem é emocionar o público, comenta o roteirista. Além da exibição pública, o filme também deve ser encaminhado a festivais de curta-metragem.

Estreia e prêmios

Esse não é o primeiro filme de Magalhães, a estreia foi com o curta A última morada de João Simões Lopes Neto, que trilhou por mais de 40 festivais de curta-metragem e foi premiado em vários. O mais importante deles, foi o Rima-Rio International Monthy Awards – 2021 – nas categorias de melhor roteiro, Manoel Soares Magalhães, melhor ator, Vagner Vargas e melhor figurino Gê Fonseca e Andrea Terra.

Acompanhe
nossas
redes sociais