Azuriz reforça elenco de olho no acesso para a Série C

Série D

Azuriz reforça elenco de olho no acesso para a Série C

Ex-equipe de Emerson Cris na temporada fez dez contratações e manteve principais nomes do início do ano

Por

Atualizado sexta-feira,
11 de Abril de 2025 às 17:44

Azuriz reforça elenco de olho no acesso para a Série C
Matheus Guimarães marcou três gols pelo Xavante em 2024 e hoje defende a equipe paranaense (Foto: Maurício Moreira)

Único representante do Paraná no grupo A8 da Série D, o Azuriz será adversário do Xavante na segunda e na penúltima rodada da primeira fase. A equipe de Pato Branco reforçou o elenco depois do Campeonato Paranaense. Foram dez contratações e apenas cinco saídas. Entre as novidades está o lateral-direito Danilo, ex-lateral do Brasil.

A direção garante que a folha salarial segue a mesma para conseguir manter uma equipe competitiva, já que o clube tem ambição de subir nesta temporada e seguir os passos de Operário, Londrina e Maringá, outras equipes paranaenses que estão hoje na Série B e C.

“A gente manteve uma base que jogou o estadual, buscou pontualmente algumas peças que a gente acredita que seja para melhorar o nosso elenco e sabendo a dificuldade que é a competição, mas com objetivo bem claro que é tentar buscar um acesso”, diz o vice-presidente Robson Ramos.

Durante a preparação, o Azuriz disputou jogos-treino contra equipes da Série A como Grêmio e Juventude. Hoje enfrentará o Cascavel em um amistoso, rival estadual que está no grupo A7 da Série D.

O Azuriz foi fundado em 2017 com foco nas categorias de base, mas não demorou muito para ter sucesso no futebol profissional. Desde 2021 na elite estadual, este ano disputará uma divisão nacional pela segunda vez. A estreia foi na edição 2022. Na primeira fase classificou em quarto lugar, sendo eliminado na segunda fase para o São Bernardo (SP).

O dirigente considera que na base hoje o Azuriz é a terceira força do Paraná e, no profissional, coloca o clube entre a sétima e nona força. O objetivo é se estabilizar em competição nacional para continuar o processo de crescimento.

Destaque no elenco

O vice-presidente cita a permanência do volante Xavier como uma demonstração de força na briga pelo acesso. O jogador de 25 anos atuou no Corinthians entre 2020 e 2022. Xavier está no Azuriz desde o ano passado, sendo o capitão do time. O dirigente considera o principal nome do elenco.

“A gente sabe que vai ter alguns clubes que vão ter um investimento bem superior ao nosso. Nós temos aqui um planejamento financeiro, a gente vai seguir, não vai fazer nenhuma loucura, mas a gente acredita que sim, tem um time qualificado para brigar pelo acesso”, afirma Robson Ramos.

O plantel da Gralha Azul tem outros nomes conhecidos do torcedor rubro-negro como o lateral-esquerdo Matheus Marques e os atacantes Jean Silva e Matheus Guimarães.

O extrema Daniel Dias fez o caminho oposto. Ele disputou o Estadual pela equipe paranaense, mas disputará a Série D pelo Brasil, assim como o próprio técnico Emerson Cris, que iniciou a temporada no Azuriz, mas acabou sendo demitido na véspera da última rodada da primeira fase.

Único paranaense

Sobre ser o único clube paranaense na chave A8, o dirigente diz que era algo esperado pela proximidade de Pato Branco com Santa Catarina.

“Eu acredito que a chave do Sul aqui é sempre mais equilibrada. Não tem nenhum adversário que destoa, mas também não tem ninguém que fica muito para trás”, completa.

A viagem para enfrentar o São Luiz, em Ijuí, será o menor deslocamento e o tempo de viagem é estimado em seis horas de ônibus.

Acompanhe
nossas
redes sociais