Adeus meus demônios, o primeiro álbum realizado no estúdio de produção fonográfica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é o EP de estreia do cantautor e instrumentista Bernard ou Bê. Produzido por Leandro Maia, cantor e compositor premiado e professor do Bacharelado em Música Popular, o álbum, projeto da Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (Agimos), traz cinco composições autorais do músico que é egresso do curso. Para compartilhar essa novidade, Bê faz um concerto de pré-lançamento na quinta-feira (13), na cervejaria Madrina Beer.
Nesta apresentação, no formato acústico (voz e violão), além de composições do EP, o músico vai interpretar releituras de canções da MBP e do rock nacional e alternativo, que influenciaram o cantautor. O show é gratuito, às 21h, e tem participação especial do cantor Renan Sosa.
“Finalizamos a produção musical essa semana. Mas estamos trabalhando já na campanha de lançamento, como o show de quinta. Porém não é show de lançamento oficial, é uma mostra”, antecipa o músico. O projeto musical se origina do Trabalho de Conclusão de Curso de Bê, intitulado Adeus meus Demônios: uma pesquisa artística sobre processos criativos em canção popular, orientado por Leandro Maia. A pesquisa esmiúça o processo criativo das canções do álbum, buscando em seu contexto sócio-cultural a base criativa do compositor da obra. “A linha narrativa do álbum personifica as emoções, reflexões e aprendizados do eu lírico.”
As composições seguem uma linha narrativa progressiva, explica o compositor. Gaúcho de Uruguaiana, Bê tem uma carreira artística anterior a sua chegada em Pelotas, percorrendo uma década de experiência e amadurecimento artístico. Sobre o seu estilo musical ele diz que é uma mistura de rock alternativo com MPB.
Releituras do músico
Para o repertório do concerto de amanhã, Bê levará ao público canções autorais e releituras extraídas da MPB e do rock nacional e alternativo, que vão de Djavan a Esteban Tavares. “Minhas maiores influências são o Djavan e o Lucas Silveira da banda Fresno”, conta. A sua abordagem musical inclui, também, elementos de jazz, chamamé, mpb e vertentes do rock. O concerto é realizado em formato acústico, voz e violão.
Sobre o artista
Cantor, compositor, saxofonista, cantautor e intérprete, Bê busca na canção o retrato das suas experiências sociais, culturais e particulares. Bacharel em Música Popular, apresenta em suas músicas seu conhecimento adquirido na academia através de professores de influência na música popular, além de todo aprendizado informal que permeia sua carreira artística.
Entre suas conquistas estão o primeiro lugar na categoria de melhor letra no Festival Alegretense da Canção 2024 (FAC) e terceiro lugar no festival de imersão Canta Alice, em Santa Maria. Apresentou sua música em eventos acadêmicos em Pelotas e região e shows autorais na cidade de Uruguaiana e suas fronteiras culturais, promovendo eventos de cunho artístico.
Prestigie
O quê: show Adeus meus Demônios, de Bê
Quando: quinta-feira (13), às 21h
Onde: Cervejaria Cigana e Bar Madrina Beer, rua Félix da Cunha, 659
Classificação Indicativa: 12 anos.
Realização: Agimos – Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social.
Entrada franca