Yuri subiu alto aos 29 minutos do segundo tempo e marcou o gol que garantiu ao Pelotas o primeiro ponto no retorno ao Gauchão. No sempre desafiador gramado sintético do estádio Francisco Noveletto, o Áureo-Cerúleo conseguiu trazer um ponto da viagem a Porto Alegre na rodada de abertura: 1 a 1 com o São José na noite desta quarta-feira (22). Heverton, contra, havia colocado os mandantes em vantagem.
Após o empate na capital, serão duas partidas na Boca do Lobo. O próximo compromisso da maratona de oito jogos em 24 dias está marcado para domingo, às 16h, quando o time de Ariel Lanzini reencontra o Monsoon, seu adversário na decisão da Divisão de Acesso em 2024. No dia 30, o Lobo vai receber o Avenida.
Gauchão
1ª rodada
Quarta-feira (22)
Guarany 2 x 2 Internacional
Juventude 2 x 0 Ypiranga
São Luiz 2 x 1 Avenida
São José 1 x 1 Pelotas
Quinta-feira (23)
19h | Monsoon x Caxias
Placar aberto em bola aérea
As pistas dadas na pré-temporada foram confirmadas na escalação de Ariel Lanzini. Entre os 11, quatro remanescentes da campanha do acesso. Yuri e Heverton, que formaram parceria em todos os minutos na Série A-2, voltaram a atuar juntos. Marcelinho e Léo Ferraz também iniciaram no 4-2-3-1 azul e ouro.
A partida demorou a ter algum lance perigoso. Aos 22, Léo Ferraz desarmou o zagueiro Jadson dentro da área do São José, mas o atacante perdeu a posse e não conseguiu finalizar. A primeira finalização do Pelotas surgiu aos 35: Yuri cabeceou para fora depois de escanteio.
A etapa inicial caminhava para um empate sem gols. Só que aos 47 minutos, um escanteio levantado na área do Lobo pegou nas costas de Heverton. O zagueiro áureo-cerúleo sequer olhava para a bola. Eram vários jogadores na primeira trave. Jorge não saiu do gol e a bola morreu nas redes: 1 a 0 para o Zequinha pouco antes do intervalo.
Empate na mesma moeda
Sem substituições, o Áureo-Cerúleo seguia sem se encontrar no início do segundo tempo. Aos sete minutos, Douglas foi lançado por Lailson, entre Vidal e Yuri. O centroavante saiu na cara de Jorge e deslocou o goleiro do Pelotas. Era o 2 a 0, mas o VAR confirmou, após dois minutos de checagem, o impedimento assinalado em campo pelo bandeirinha.
Com dificuldade para atacar, o Lobo sofreu as primeiras modificações aos 18. Ariel Lanzini apostou em Léo Ferraz e Warlei – que substituiu Ruster – juntos no ataque. Também entrou Venício no lugar de Bryan Gabriel. Logo na sequência das trocas, porém, foi a equipe mandante que quase marcou. Giovane Gomez cabeceou e Jorge fez grande defesa no canto.
A intervenção do goleiro se provou decisiva. Os ventos mudaram a favor do Lobo, que deu o troco na mesma moeda. Aos 29, Marcelinho cobrou falta na direção da segunda trave. Yuri subiu muito alto e cabeceou forte, sem chances para Fábio Rampi: 1 a 1. Para a reta final da partida, Lanzini trocou Cesinha por Massaia, desenhando uma linha de cinco defensores.
O São José pressionou. Em cada escanteio, a estratégia da equipe de Zimmermann era repetir o lance do gol: buscar a bola na primeira trave. O Lobo se defendeu bem, também com as entradas de Gusso e Mateus Silva durante os acréscimos. Além disso, contou com a sorte: aos 50, Lailson cruzou e Giovane Gomez desviou de cabeça no travessão.
Briga na arquibancada
Uma briga entre torcedores dos dois times obrigou o árbitro Elias Elyseu a paralisar a partida no décimo minuto. Inicialmente os envolvidos trocaram arremessos de pedras. Depois, eles se aproximaram e usaram outros objetos como armas. O efetivo da Brigada Militar chegou à arquibancada cinco minutos mais tarde. Foram dez minutos de confusão.
Ficha técnica
São José (1): Fábio Rampi; Danielzinho, Rafael Dumas, Jadson e Lailson; Jhonata Varela, Gabriel Terra e Evaristo; Marcos Vinicius (Marquinhos, 33’ 2T), Renê e Douglas (Giovane Gomez, 23’ 2T). Técnico: Rogério Zimmermann.
Pelotas (1): Jorge; Vidal, Yuri, Heverton e Bruno Ré; Robson Lopes, Bryan Gabriel (Venício, 18’ 2T), Cesinha (Victor Massaia, 42’ 2T); Marcelinho (Guilherme Gusso, 48’ 2T), Ruster (Warlei, 18’ 2T) e Léo Ferraz (Mateus Silval, 48’ 2T). Técnico: Ariel Lanzini.
Gols: Heverton [contra], aos 47’ 1T (SJ); Yuri, aos 29’ 2T (P).
Cartões amarelos: Gabriel Terra (SJ); Heverton e Marcelinho (P).
Árbitro: Elias da Silva Elyseu.
Local: estádio Francisco Noveletto, em Porto Alegre.