Há 75 anos
A edição de janeiro do jornal A Alvorada de 1950 dava destaque para as cinco primeiras colocadas no concurso Miss A Alvorada, realizado nos últimos dias de 1949. A grande vencedora foi Heloísa Costa, candidata oficial do Clube Fica Ahí Pra Ir Dizendo, com 23.240 votos.
A votação popular, realizada até 31 de dezembro de 1949, foi através de nove urnas colocadas em diferentes locais de Pelotas e Rio Grande. A apuração dos votos ocorreu no dia 2 de janeiro na sede do Fica Ahí.
As demais tituladas, do segundo ao quinto lugar, foram Yara Souza, funcionária do Cinépolis, representando o Clube Chove Não Molha, Suely Lopes Pinho, funcionária do Bazar da Moda e representando o Clube Carnavalesco Dromedário, Clea-Maria Muniz, do Centro Cultural Luiz Gama e Elia Amaral, do Clube Estrela do Oriente, estes dois últimos do município de Rio Grande.
Entrega da faixa
A faixa para a vencedora e as premiações para as cinco candidatas foram entregues em um festival realizado no dia 17 de janeiro de 1950, no Cine Teatro Avenida. O evento começou com a exibição de um filme, seguido por atrações musicais, com os sambistas Vera Sousa, Iara Silva, Zé Vovô, Cláudio Braga e Bola de Neve.
Entre os prêmios para a vencedora estavam uma viagem de avião, ida e volta para Porto Alegre, para duas pessoas oferecida pela Varig e mil cruzeiros em mercadorias oferecidas pelo Bazar da Moda.
No dia 21 de janeiro, a mais votada de Rio Grande, Clea-Maria Muniz, recebeu seus prêmios em uma festa na Sociedade Recreativa Floresta.
Fonte: A Alvorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 100 anos
As carreiras são populares desde o século 19 em Pelotas
As corridas de cavalo fazem há muitos séculos a alegria de muitos, em 1925 o centro dessa diversão em Pelotas era no Derby Clube, que ficava no bairro Fragata e oferecia as tradicionais carreiras todos os domingos. Em seu livro História e tradições da cidade de Pelotas, o historiador Mario Osorio Magalhães reproduz um registro de Nicolau Dreys (militar francês que percorreu o Rio Grande do Sul no início do século 19) para demonstrar que a tradição no município é antiga.
No relato de 1839, Dreys descreve: “Presenciamos uma carreira de cavalos na planície ondulada que medeia entre a cidade de Pelotas e o rio São Gonçalo; vimos infinita alegria, muita gente, montões de ouro e prata e nenhuma desordem.”
O Jockey Clube pelotense só foi constituído em 22 de junho de 1930, em evento realizado no salão do Clube Comercial de Pelotas, sob a presidência de Joaquim Francisco de Assis Brasil , que proferiu um discurso sobre o Cavalo e a equinocultura, O pecuarista defendeu a atividade turfística, ao lado de atividade de lazer em espaços abertos, e convívio social, como fator preponderante na melhoria das raças de equinos.
Fontes: História e tradições da cidade de Pelotas, de Mario Osorio Magalhães; wikipedia.org
Há 50 anos
Prefeitura e Apae-RG renovam convênio para o ciclo de 1975
A prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Grande (Apae-RG) renovaram convênio para o ano de 1975. Na época, o executivo municipal se encarregou de ceder professores, pagar impostos e taxas e 50% do seguro do prédio, além de gastos com a manutenção do imóvel. Por sua vez, a Apae-RG colocou à disposição as suas instalações para a instalação da escola Maria Montessori. O documento foi assinado pelo prefeito em exercício na época, Augusto Costa Lopes, e pelo presidente da entidade, Hugo Dantas da Silveira.
Fonte: Diário Popular/Acervo BPP