Segmento de franquias cresce 12,9% no terceiro trimestre

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Segmento de franquias cresce 12,9% no terceiro trimestre

No total, as franquias brasileiras obtiveram receita de R$ 70,2 bilhões entre os meses de julho e setembro

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Segmento de franquias cresce 12,9% no terceiro trimestre
Marca pelotense de roupas passa por processo de franqueamento (Foto: Divulgação)

O segmento de franquias no país vive momento de expansão no Brasil. Somente no terceiro semestre de 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as lojas obtiveram faturamento 12,9% superior ao mesmo período de 2023. No total, durante os três meses, as franquias obtiveram receita de R$ 70,2 bilhões entre os meses de julho e setembro. No acumulado de 12 meses, o crescimento do setor foi de 14,4%, com faturamento de R$ 264,8 bilhões.

De acordo com a associação, a situação econômica do país – como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial, bem como a desaceleração da inflação – contribuiu para o crescimento. Em relação aos segmentos que mais cresceram, o destaque foi para o ramo de entretenimento e lazer (15,3%), alimentação e food service (14%), além de limpeza e conservação (13%).

Conforme a analista de Acesso a Mercados do Sebrae, Karen Sitta, para muitas pessoas que entram neste setor, a franquia é a porta que garante um acesso mais seguro ao empreendedorismo, ou seja, para a conquista do próprio negócio. “São empreendedores que buscam modelos de negócios já prontos e muitas vezes consolidados”, avalia.

Cenário local

Na avaliação do empresário Ivan Pons, o setor de franquia ainda é pouco explorado, com grande potencial de crescimento. “Sabendo escolher a franquia, é um setor que baixa muito o risco de fechamento do negócio visto que a saúde e longevidade dessas empresas são maiores do que daquelas que ainda não foram testadas”, avalia.

De acordo com o empresário, o faturamento do setor deve seguir crescendo em 2025. “A ABF está cada vez mais exigente e profissional, por isso acredito muito em um crescimento constante ainda para os próximos anos visto que ainda temos um mercado pequeno”, explica.

Atualmente, após atuar por dois anos como franqueador, a marca voltou a apostar no modelo de franquia por acreditar que com a escolha do franqueado correto, com disseminação de marca e branding para o franqueado virar de fato um parceiro de negócio. “Entramos com a expertise, com marketing, com auxílio no dia a dia de vendas, com mais ferramentas para o franqueado operar. Eu acredito muito nesse modelo”, diz Pons.

Com o novo planejamento, a marca pelotense, existente há seis anos, espera posicionamento mais claro, assim como comunicação e processos melhores estabelecidos. “A partir disso, pretendemos nos transformar na maior franquia de moda masculina do Brasil”, projeta.

Criada com o foco em roupas masculinas para o final de semana, a marca abriu um leque e também está vestindo os empresários no dia a dia. “Nosso foco é corte e acabamento premium. Agora estamos muito focados no empresário, aquele cara que precisa estar pronto para uma reunião e posteriormente jantar de networking sem abrir mão da identidade e do estilo”, diz.

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