Remar para o Futuro inicia temporada

Remo

Remar para o Futuro inicia temporada

Coordenador geral diz que projeto pelotense passará por ano de reconstrução

Por

Atualizado terça-feira,
07 de Janeiro de 2025 às 14:14

Remar para o Futuro inicia temporada
Treino da pré-equipe na tarde desta segunda-feira no Centro Português (Foto: Fernando Rascado)

A temporada 2025 do Remar para o Futuro iniciou nesta segunda-feira (6) com o primeiro treino do ano das três categorias: equipe, pré-equipe e aspirantes, com atletas de 11 até 17 anos. A atividade aconteceu na sede do projeto, no Centro Português.

Poucos mais de dois meses desde o acidente que vitimou sete atletas e o coordenador técnico, Oguener Tissot, o Remar busca um recomeço. Para o coordenador geral, Fabrício Boscolo, o ano de 2025 será de reconstrução. “O ano de 2025 para todos nós tem como nome reconstrução. A gente está se organizando para poder conseguir ter atletas treinando de forma regular, uma equipe de trabalho bem conectada e coesa, sendo que do ponto de vista das rotinas de práticas de remo, a gente já tá muito bem encaminhado quanto as três equipes”, disse.

Do ponto de vista competitivo, o planejamento é participar de três competições no ano. O Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos e Barcos longos e os Jovens Talentos.

Hoje a equipe inicia a temporada com nove remadores. No período de férias os treinos acontecem sempre pela manhã nas segundas, terças, quintas, sextas e sábado.

À tarde foi a vez da pré-equipe e dos aspirantes iniciarem os treinos no Centro Português. Os componentes da pré-equipe muitos subiram de categoria, enquanto os aspirantes estão estreando no projeto.

A atividade é diferente para os novos atletas. Boscolo explica que eles passam por um período de treinos chamado de mesociclo de incorporação, que pode durar de três a quatro semanas e geralmente é utilizado no início de uma temporada e tem por característica o volume não muito alto, com intensidades médias.

“É um período necessário pra sair do estado que eles estavam, de atividade física, de exercício, para esse novo contexto. Então, predominantemente, a gente tem atividades de aquecimento, de coordenação motora, equilíbrio, e estímulos tanto de aptidão aeróbia, com brincadeiras de corrida, com bola, e de força muscular, com rotinas que envolvem exercícios com peso corporal, peso de colegas, e também os circuitos de resistência de força”, destaca Boscolo.

A troca de categoria acontece de acordo com o tempo de prática. Primeiro passam um tempo na categoria aspirantes. Depois, entre seis meses e um ano, vão para a pré-equipe, e entre seis meses e um ano pode ir para a equipe, o último estágio do processo dentro do projeto pelotense. No Remar para o Futuro apenas quem está na equipe pode participar de competição.

“Vai agregar na minha vida”

Uma das caras novas no projeto é Ricardo Tust, de 13 anos. Ele está em seu primeiro ano participando do projeto, portanto está na categoria aspirantes. O jovem entrou no Remar para o Futuro ao lado do irmão.

“A minha expectativa está bem alta, a questão até de me enturmar já que eu sou novo. A minha expectativa é ir me acostumando, mas eu creio que seja algo muito legal, algo que vai agregar na minha vida junto com a do meu irmão. Então a minha expectativa é bem alta”, disse Ricardo.

O adolescente planeja chegar até a equipe para ter a oportunidade de um dia competir no remo, mas considera a chance de aprender um esporte novo “algo bem interessante”.

Já Ana Carolina Duarte, também de 13 anos, inicia 2025 em uma nova categoria. Depois de meio ano como aspirante, agora ela está na pré-equipe. Sua meta para o novo ano é honrar o legado de Oguener. “Quero me esforçar e dar o melhor nos testes para poder entrar a equipe, além de honrar o que o Oguener construiu”, disse.

Ela relembra que foi acompanhar o irmão em um treino, quando Oguener fez um convite para ela entrar para o projeto. Ana não aceitou por preferir basquete, porém, um tempo depois, ela optou pelo remo e não se arrependeu. “Quando eu entrei para o remo eu vi que era muito mais do que eu esperava”, destacou a jovem.

Equipe

Lucas Brum da Rosa
Antoni Gonçalves Pires Barreto
João Pedro Farias Duarte
Ravi Jacinto dos Santos
Cauâ Furtado da Silva
Arthur Dias de Freitas
Gabriel Dias Bassi
Marco Antonio da Silva Lisakovski
João Milgarejo
Brenda Madruga Freitas

Pré-equipe

Ana Carolina Farias Duarte
Kamilly Freitas Dias
João Carlos Freitas Souza
Nathalia Colella da Cruz
Laura Costa Almeida
Ana Julia da Paz Ribeiro

Aspirantes

Isis Lemos Leite Barbosa da Silva
Endrick Moisés da Silva Silveira
Otávio Costa Vignoshi Alves
Lauanne Gomes Teixeira
Diuli Valente Fagundes
Wendel Alves da Silva Cortrez
Fernando Pereira da Silva
Eduardo de Almeida Glass
Kaylann Magnum Veiga Martins
Manuela Ramos Zago
Ricardo Just Oliveira
Fernando Tust Oliveira
Isaque Duarte de Lima
Camila de Ávila Monhsam
Miguel Soares da Silva
Diego Klug da Silva
Murilo Santana Moreira
Isadora Benites Lopes
Pedro da Rocha Larrozo
Helena Michelini Del Vecchio
Luísa Gomes Nunes
Miguel Vieira da Cunha
Ester Bastos Bilharva

Acompanhe
nossas
redes sociais