Há 90 anos
Projetado pela empresa Dahme, Conceição & Cia., na esquina da rua Marechal Floriano com a Andrade Neves, Edifício Glória, com a fachada em cimento penteado, destacou-se na paisagem urbana de Pelotas a partir de 1934. Inicialmente o prédio no estilo modernista teria cinco pavimentos – os dois primeiros para uma grande loja, o terceiro para salas e o quarto e quinto para apartamentos. O quinto pavimento só foi construído em 1946. O projeto, provavelmente, é inspirado no prédio Kaufhaus Petersdorff, projetado por Erich Mendelsohn, e realizado entre 1927 e 1928. A edificação que fica em Wroclaw, na Polônia, é um exemplo de arquitetura modernista e expressionista.
Sobre o Glória, os autores do livro 100 Imagens da Arquitetura Pelotense, Rosa Maria Garcia Rolim Moura e Andrey Rosenthal Schlee, observam: “Sendo o edifício em altura uma tipologia ainda recente, que começava a tomar força não apenas em Pelotas mas no país como um todo”.
Atualmente abrigando uma unidade da farmácia São João, o icônico prédio foi por cerca de cinco décadas a sede de uma das Lojas Mazza.
Fonte: 100 Imagens da Arquitetura Pelotense, de Rosa Maria Garcia Rolim Moura e Andrey Rosenthal Schlee
Há 100 anos
Orquestra do maestro José Amor dá o clima a O lírio do lodo
O seriado O lírio do lodo, da Fox, uma das produções mais aguardadas da temporada, começou a ser exibido em dezembro no Theatro Sete de Abril, que era dirigido pela empresa Xavier Santos. A produção norte-americana estrelada pela atriz Pearl Fay White, foi exibida em oito capítulos.
Como o filme era mudo a trilha sonora era feita ao vivo. No Sete de Abril a orquestra era regida pelo maestro José Amor. A obra foi exibida em oito partes.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 50 anos
Senturpel ornamenta a fachada da Catedral
O Serviço Municipal de Turismo (Senturpel) ornamentou a fachada da Catedral São Francisco de Paula. Para compor o tema natalino foram utilizadas luzes coloridas, árvores com enfeites, arranjos diversos e uma estrela com luzes. A Companhia Especial de Socorros foi quem fez a instalação.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense