Edifício Glória passa a compor a paisagem urbana de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira18 de Dezembro de 2024

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Edifício Glória passa a compor a paisagem urbana de Pelotas

Por

Há 90 anos

Projetado pela empresa Dahme, Conceição & Cia., na esquina da rua Marechal Floriano com a Andrade Neves, Edifício Glória, com a fachada em cimento penteado, destacou-se na paisagem urbana de Pelotas a partir de 1934. Inicialmente o prédio no estilo modernista teria cinco pavimentos – os dois primeiros para uma grande loja, o terceiro para salas e o quarto e quinto para apartamentos. O quinto pavimento só foi construído em 1946. O projeto, provavelmente, é inspirado no prédio  Kaufhaus Petersdorff, projetado por Erich Mendelsohn, e realizado entre 1927 e 1928. A edificação que fica em Wroclaw, na Polônia, é um exemplo de arquitetura modernista e expressionista.

Sobre o Glória, os autores do livro 100 Imagens da Arquitetura Pelotense, Rosa Maria Garcia Rolim Moura e Andrey Rosenthal Schlee, observam: “Sendo o edifício em altura uma tipologia ainda recente, que começava a tomar força não apenas em Pelotas mas no país como um todo”.

Quinto pavimento do prédio foi construído na década de 1940 (Foto reprodução Ildefonso Robles)

Atualmente abrigando uma unidade da farmácia São João, o icônico prédio foi por cerca de cinco décadas a sede de uma das Lojas Mazza. 

Fonte: 100 Imagens da Arquitetura Pelotense, de Rosa Maria Garcia Rolim Moura e Andrey Rosenthal Schlee

Há 100 anos

Orquestra do maestro José Amor dá o clima a O lírio do lodo

O seriado O lírio do lodo, da Fox, uma das produções mais aguardadas da temporada, começou a ser exibido em dezembro no Theatro Sete de Abril, que era dirigido pela empresa Xavier Santos. A produção norte-americana estrelada pela atriz Pearl Fay White, foi exibida em oito capítulos. 

Como o filme era mudo a trilha sonora era feita ao vivo. No Sete de Abril a orquestra era regida pelo maestro José Amor. A obra foi exibida em oito partes.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Senturpel ornamenta a fachada da Catedral

O Serviço Municipal de Turismo (Senturpel) ornamentou a fachada da Catedral São Francisco de Paula. Para compor o tema natalino foram utilizadas luzes coloridas, árvores com enfeites, arranjos diversos e uma estrela com luzes. A Companhia Especial de Socorros foi quem fez a instalação.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

 

Acompanhe
nossas
redes sociais