Três quartos reformados foram inaugurados na tarde desta segunda-feira (9) na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Eles fazem parte do projeto Adote um Leito e foram adotados pela rede de farmácias São João. O presidente da rede, Pedro Henrique Brair, esteve no evento e reforçou a satisfação em fazer parte de ações como esta. “Quando alguém faz um gesto como esse, desperta no outro também o sentimento de solidariedade”, diz.
O investimento total foi de R$ 141.830,00 e a reforma incluiu a modernização completa dos dois quartos semi-privativos e um privativo, contemplando mão de obra, materiais de infraestrutura, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, decoração, rouparia, louças e outros itens essenciais para garantir instalações adequadas e acolhedoras.
O provedor do hospital, Ângelo Ortiz, reforça que a adoção dos leitos é um símbolo de cuidado, de compromisso com a saúde da comunidade. “Esses quartos de acolhimento que hoje reformamos não são apenas espaços físicos, são lugares de esperança e de recuperação para aqueles que mais necessitam”, relata.
Durante o evento, os convidados puderam conhecer os leitos reformados. Nesse momento também foi entregue a Pedro Henrique Brair uma placa em homenagem de gratidão, que fica próxima aos quartos. “Nosso desejo é que com esses leitos, e mais cinco que vamos adotar, nós possamos ser ainda mais úteis a vocês”, reforça Pedro.
Adote um leito
O projeto da Santa Casa de Misericórdia visa melhorar a qualidade do atendimento à comunidade. A reforma de cada leito precisa de um investimento de aproximadamente R$ 47 mil e a ideia é que membros da comunidade economicamente ativa auxiliem nessa iniciativa. Esses foram os primeiros quartos entregues através projeto e, durante o evento, Pedro Henrique anunciou a adoção de mais cinco leitos, totalizando oito adotados pelas farmácias São João. Segundo Sebastião Kaé, diretor do hospital, a Santa Casa espera que essa atitude se espalhe e mais pessoas e/ou empresas se motivem a também adotar um leito.