As linhas de atuação e as formas de acesso à agência de fomento Badesul foram o foco do último encontro Tá na Hora de 2024 da Associação Comercial de Pelotas (ACP). O presidente do Badesul, Claudio Gastal, destaca as principais frentes de atuação do Badesul, que em 2024 investiu mais de R$ 700 milhões no mercado gaúcho e possui uma carteira ativa de R$ 2,2 bilhões.
Ainda pouco acessada por empresas da Zona Sul e de Pelotas em comparação a outras regiões do Estado, as linhas de financiamento da agência são divididas entre as áreas de agronegócio, empresa, inovação e município. “O que pouca gente sabe é que o Badesul é a instituição que mais faz aporte a fundos de investimento para startups”, comenta Gastal.
Para mudar o cenário e incentivar o acesso ao financiamento, a agência vem buscando um novo posicionamento e maior aproximação com entidades como a ACP e prefeituras. “Precisamos tornar o Badesul mais conhecido, mais interiorizado via construção de uma rede de parceiros”, avalia o presidente. Hoje, os financiamentos são destinados 58% para médias empresas, 27% para microempresas e 14% para grandes empresas.
Da mesma forma, o setor de agronegócio é o que mais se beneficia dos recursos disponibilizados, seguidos pelas áreas de comércio e serviços, indústria e setor público. Conforme Gastal, a partir do financiamento de obras públicas, o Badesul se faz presente em 95% dos municípios gaúchos.
Perspectivas para 2025
De acordo com Gastal, em 2025 o Badesul deverá reforçar as linhas de financiamento emergenciais destinadas à reconstrução do Estado. “O impacto causado pela enchente ainda vai continuar por muito tempo no Estado. Por isso, iremos precisar de linhas de crédito especiais para promover a reconstrução”, diz.
Tá na Hora
Idealizado antes do período da pandemia, as reuniões-almoço da ACP foram criadas como mais uma forma para proporcionar a conexão entre os empresários locais, lideranças e associados da entidade. Na avaliação do presidente da ACP, Fabrício Cagol, além de fortalecer o networking, o evento é um importante espaço para atualização e troca de ideias.
“O evento estimula o empresariado a sair da sua empresa para ouvir alguma referência na sua área de atuação. Também, para ver, que muitas ideias que deram certo e podem ser replicadas aqui”, comenta Cagol.
Para 2025, o Tá na Hora deve seguir a linha de 2024, mesclando a participação de convidados de fora e da cidade. “Também vamos contar com empresas de Pelotas que exportam para o mercado nacional e internacional para mostrar que é possível crescer e se destacar a partir daqui”.