Celebrando a troca de saberes entre agricultores e entidades de pesquisa, ocorre de 4 a 6 de dezembro o evento Agroecologia 2024. Ele congrega o 19° Dia de Campo da Agroecologia, a 3ª Feira da Agroecologia e a 2ª Ciranda Agroecológica, o encontro será responsável por reforçar o papel da agroecologia como estratégia para a resiliência dos sistemas agroalimentares.
Considerado um dos maiores eventos realizados pela Embrapa Clima Temperado, a nova proposta iniciada em 2023 ganhou corpo ao realizar atividades simultâneas e diversificadas. De acordo com o coordenador técnico da Estação Experimental Cascata, João Carlos Costa Gomes, a agroecologia vai além do sistema de produção e do manejo correto dos cultivos. “Ela pretende ser uma estratégia de conexão entre as pessoas e seus territórios, com o modo de vida, com o saber fazer, com a cultura e com a organização social”, avalia.
Para promover maior conexão do tema com a comunidade, um dos destaques do evento será a participação de cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino. A II Ciranda Ecológica é uma oportunidade para formação de uma consciência harmoniosa entre sistemas de produção e agrobiodiversidade. No espaço montado para apresentar estações lúdicas e socioeducativas, os estudantes vão conhecer o planeta dos insetos, a estação das águas e participar do banho de floresta. A atividade ocorrerá no dia 4, das 13h30min às 17h e no dia 5, das 9h às 17h.
Já o Dia do Campo, marcado para o dia 5, das 9h às 16h, vai tratar sobre tecnologias que possam recompor os sistemas de produção e agroalimentares para recuperar a produção e a produtividade de cultivos agrícolas. Serão apresentadas quatro estações: Agrosóciobiodiversidade; Serviços Ambientais; Sistemas biodiversos; e Insumos para a Agroecologia.
Dentro das atividades paralelas, consta a Feira de Agroecologia, onde produtores poderão comercializar seus produtos. Também haverá uma Mostra Cultural e Artística, Mostra e Troca de Sementes Crioulas e Exposição de Máquinas para a Agricultura Familiar. Ainda, no último dia do evento, pela manhã, ocorrerá o Seminário sobre o papel das Agências Públicas no fortalecimento das Redes Sóciotécnicas da Agroecologia, reunindo técnicos que atuam em agroecologia de várias regiões do país.
De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é receber mais de duas mil pessoas durante os três dias de evento. A programação completa está disponível no site da Embrapa Clima Temperado e a maior parte das atividades ocorrerão na Estação Experimental Cascata (EEC). Além da Embrapa, o evento conta com a participação da Emater-RS, Universidade Federal de Pelotas e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa).