Tauã Ney destaca pauta oncológica para primeiro mandato como vereador

Entrevista

Tauã Ney destaca pauta oncológica para primeiro mandato como vereador

Parlamentar eleito pelo PSDB assumirá em janeiro defendendo desburocratização e o atendimento a pessoas com câncer

Por

Tauã Ney destaca pauta oncológica para primeiro mandato como vereador
Tauã Ney diz que o foco é trabalhar pelo fortalecimento do PSDB. (Foto: Divulgação)

Com mais de 2.467 votos, Tauã Ney (PSDB) foi eleito para o primeiro mandato como vereador de Pelotas. Contando os dias para assumir a vaga na Câmara de vereadores, Tauã destaca a luta contra o câncer como a principal bandeira de seu mandato.

A campanha vitoriosa deste ano não foi a primeira do vereador eleito. Em 2018, Tauã Ney foi candidato a deputado estadual e em 2020 foi candidato a vereador pelo Cidadania, antigo PPS. Sua filiação ao PSDB é recente, mas ele afirma que não mudou de grupo político, apenas de sigla partidária.

“Por nos últimos quatro anos eu ter sido ouvidor do município, trabalhando muito próximo à prefeita Paula, acabamos criando uma afinidade maior e me filiei ao PSDB. O PSDB tem uma característica de renovação dos quadros, de uma forma muito feliz faço parte deste processo”, diz.

Após a derrota do PSDB no primeiro turno, Tauã Ney apoiou a candidatura do prefeito eleito Fernando Marroni (PT) no segundo turno. Agora, o foco é trabalhar pelo fortalecimento do PSDB. “Estamos bastante unidos porque o partido vai precisar passar por um processo de reestruturação, e com certeza nós parlamentares vamos fazer parte com muito afinco”, explica.

“Eu não sou uma pessoa avessa a tudo, os projetos bons que foram iniciados no nosso grupo político, com a prefeita Paula e com o próprio Eduardo, vou colocar debaixo do braço e defendê-los de forma veemente. Aquilo que eu achar que não é a melhor alternativa para a cidade, vou fazer uma oposição a projetos, a pautas, a decisões. Aquela oposição contra tudo e contra todos não faz parte do meu perfil, vou estudar de uma forma muito aprofundada o que realmente é melhor para a cidade”, afirma.

Bandeiras

Tauã Ney diz se considerar um político de centro e descarta um rótulo ideológico. “Pra gente que faz política municipal, acho que a ideologia não é soberana, porque as pessoas estão muito preocupadas com os problemas do dia a dia da cidade”, diz.

Em julho deste ano, Tauã perdeu a mão Jaqueline após enfrentar um câncer. Agora, a pauta da luta contra o câncer virou uma prioridade para o futuro vereador. “Quero trazer essa pauta para dentro da Câmara, para melhorar as políticas públicas para atender o paciente oncológico, os familiares, agilizar exames, consultas e medicação, um diagnóstico precoce para começar o mais rápido possível um tratamento mais adequado. Venho com uma missão que é buscar melhorar a vida do paciente oncológico”, afirma.

O vereador eleito também afirma que terá um olhar mais atento para a zona norte da cidade, “onde eu tenho uma maior circulação. Obviamente, o vereador trabalha para a cidade como um todo, mas eu surgi daí e tenho que dar um respaldo muito grande”.

Ele defende ainda desburocratizar o serviço público para facilitar o acesso à população. “Naquilo que as pessoas precisam do serviço público, tem que ser de uma forma mais ágil, seja através da tecnologia e da inovação. Todo início de ano tem uma fila enorme para fazer a matrícula das crianças nas escolas públicas, temos que usar tecnologia para melhorar isso”, lembra. “Essa prestação de serviço para as pessoas tem que ser mais ágil, e conseguimos fazer isso com economia. Vou trabalhar muito buscando parcerias com o Parque Tecnológico, com a secretaria de Inovação do governo do Estado.”

2026

Sobre as próximas eleições, Tauã Ney descarta a possibilidade de disputar em 2026. “O futuro político é uma consequência. Hoje meu foco é 100% cuidar da política municipal na luta contra o câncer e pelo paciente oncológico, é isso que tenho no meu radar. Vou trabalhar muito para o nosso partido se reestruturar e se fortalecer, espero que o PSDB esteja presente nas próximas discussões políticas”, diz.

Acompanhe
nossas
redes sociais