Mostra propõe uma imersão nas várias narrativas sobre a cidade
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira21 de Novembro de 2024

PELOTAS

Mostra propõe uma imersão nas várias narrativas sobre a cidade

Último evento do ano da 4Galeria de Arte, reúne projetos fotográfico e audiovisual que abordam a história de Pelotas

Por

Atualizado segunda-feira,
18 de Novembro de 2024 às 11:44

Mostra propõe uma imersão nas várias narrativas sobre a cidade
Fotos de Clavero trazem detalhes do patrimônio. (Foto: Ana Cláudia Dias)

Última exposição do ano da 4Galeria de Arte e Cafeteria, Memórias reveladas: lendas e verdades pelotenses convida o público a fazer uma imersão em algumas das muitas histórias de Pelotas, por meio de fotografias, áudios e audiovisuais. A proposta tem curadoria de Mariana Rachinhas, com a parceria dos historiadores Suéllen de Medeiros Cortes, a professora Suka, e Nikolas Corrêa e com o fotógrafo Wiliam Clavero. A mostra está aberta à visitação gratuita no prédio histórico da rua Santos Dumont, 125.

“Eu queria fazer uma exposição contando um pouco da história de Pelotas, acho importante resgatar”, conta a curadora Mariana Rachinhas, proprietária da Galeria e cafeteria. Foi então que surgiu a ideia de unir diferentes trabalhos sobre a memória da cidade.

Com a produção audiovisual da Suka, a exposição traz as histórias que permeiam o patrimônio e a cultura da cidade. Por sua vez, o pesquisador Nikolas Corrêa, criador dos projetos Pelotas Mal Assombrada e Pelotas Antiga, contribuiu com as tramas que circulam pelas sombras do município, as chamadas lendas urbanas. O fotógrafo Wiliam Clavero chega na exposição com imagens em preto e branco ou sépia, por exemplo, que conversam com a temática.

“É a primeira exposição que a gente faz uma exposição com uma força histórica tão grande”, comenta Mariana. O ponto principal da proposta é oferecer aos visitantes conhecimentos sobre o município que talvez eles não tenham.

 

Conhecer para preservar

A exposição traz vídeos criados pela professora Suéllen, mais conhecida nas redes sociais como Prof Suka. Em sua página no Instagram, a historiadora aparece visitando prédios históricos ou localidades icônicas da cidade e contando curiosidades sobre eles.

Alguns desses vídeos estão associados às imagens da exposição. Na experiência proposta pela curadoria, o visitante pode acessar esse material através de QRCodes, que estão no percurso expositivo.

Suka frequentava a loja anterior da galeria e cafeteria, na avenida Bento Gonçalves e quando soube da mudança de endereço quis logo conhecer o interior do prédio. Coincidentemente o vídeo da professora que mais tem visualizações é o que trata dos túneis do imóvel onde está a 4Galeria e que abrigou a extinta Cervejaria Ritter, fundada em 1876. “Tem muitas lendas na cidade que falam sobre esses túneis”, comenta a professora ao tentar explicar o sucesso do tema.

A historiadora avalia como muito importante o conhecimento sobre as histórias das comunidades. “As pessoas não vão preservar aquilo que elas não sabem o que é. Quando elas se reconhecem nos espaços e sabem o que eles representam, elas preservam, cuidam mais”, diz.

 

Mais de 100 imagens

No salão principal da cafeteria estão as mais de 100 fotografias de Clavero. Paralelamente, nos túneis, com um luz baixa que produz muitas sombras, Corrêa apresenta em áudio algumas das histórias que estão no seu projeto.

Para Clavero, que se dedica a fotografar os patrimônios edificado e natural das cidades,  a exposição é uma forma de dar visibilidade aos bens patrimoniais. A série que ele apresenta foca em detalhes de conhecidos e até tombados imóveis, pinçados pelas lentes em zoom.

Segundo o fotógrafo, as imagens são um convite para as pessoas olharem e observarem imagens que escapam ao cotidiano e que estão visíveis a todos, diariamente.

 

Agende-se

O quê: exposição Memórias reveladas: lendas e verdades pelotenses

Onde: 4Galeria Café, rua Santos Dumont, 125

Visitação sábados e domingos, das 14h às 22h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 20h

Acompanhe
nossas
redes sociais