Um empreendimento projetado por mulheres e que leva em consideração facilidades para qualificar o dia a dia de mães e empreendedoras é a próxima aposta da ACPO Empreendimentos. Lançado ontem, o Residencial Moov Segundo Ato foi planejado para se tornar uma rede de apoio às mães, e contará com uma escola de educação infantil e um espaço de coworking próximo a área de lazer destinada às crianças, para que as mães consigam trabalhar com tranquilidade e segurança.
Com 280 unidades e localização na Avenida Pinheiro Machado, Fragata, o empreendimento será vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida. Conforme explica a diretora da ACPO, Jennifer Cazaubon, o projeto é planejado com foco nas mulheres e leva em consideração segurança, acolhimento familiar e o desenvolvimento profissional com estímulo ao empreendedorismo.
“A ACPO acredita fortemente que essa é a opção mais adequada para caminhar rumo à igualdade de gênero, assim como fomentar dentro do seu quadro de colaboradores a participação feminina, tanto nas categorias de base quanto nos quadros de gestão”, avalia Jennifer.
As obras do Residencial Moov terão início até março de 2025. O empreendimento ainda contará com espaço para comércio, sacada estendida nos apartamentos térreos, persianas nos quartos, lavanderia compartilhada, dois salões de festa, espaço lúdico, área de lazer e com vista à sustentabilidade uma cisterna.
O projeto arquitetônico é de responsabilidade técnica da arquiteta Cyntia Bender, gestora do setor de Projetos da ACPO, área cuja participação feminina chega a 67%.
Prática de valorização às mulheres
Reconhecida pelo Governo do Estado com o selo Em Frente, Mulher 2024, desde 2023 a empresa conta com o projeto “Gurias, a ACPO Tem a Cara Delas”, que desenvolve ações para atender às demandas das mulheres que trabalham no grupo. Dentre as ações implementadas estão convênio com escolas de educação infantil (também direcionadas a clientes); orientação e combate ao assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho, entre outras iniciativas.
Conforme Jennifer, a iniciativa foi criada devido a representatividade feminina na ACPO, com 52% de seus cargos de gestão ocupados por mulheres. “No total do quadro de funcionários, 28,6% são mulheres, muito acima da participação das mulheres na construção civil”, diz.
A idealização do Residencial Moov Segundo Ato é mais uma das ações trabalhadas pelo grupo de mulheres. O projeto levou em consideração uma pesquisa, em que a maior preocupação apresentada pelos participantes foi a proximidade de escolas aos empreendimentos imobiliários.