Final de semana de movimentação intensa na 50ª Feira do Livro de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira12 de Novembro de 2024

Evento

Final de semana de movimentação intensa na 50ª Feira do Livro de Pelotas

Público lotou o em torno do chafariz na tarde deste domingo

Por

Final de semana de movimentação intensa na 50ª Feira do Livro de Pelotas
Fluxo de público tem agradado aos livreiros (Foto: Ana Cláudia Dias)

A tarde de sol e calor, deste domingo (3) foi um convite a um passeio em família pela 50ª Feira do Livro de Pelotas, que ocorre até o dia 17 deste mês na praça Coronel Pedro Osório. O movimento foi tanto que, no meio da tarde, por vezes, ficava até difícil de caminhar pelo redondo da praça, onde se concentra o maior número de livrarias.

A livreira Elisabete Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro, realizadora do evento, avalia como positivos estes primeiros dias da Feira. “Os livreiros estão gostando do público. Acho que agora o pessoal começa a receber e as vendas devem melhorar, mas o fluxo de pessoas está bem bacana, elas estão vindo, aproveitando a programação da Feira e, é claro, levando livros para casa”, comenta.  

“O movimento da Feira está excelente hoje”, fala o livreiro Gelso Lovatel, proprietário da Vanguarda. Na tarde de sábado, a chuva, apesar de forte, não chegou a trazer nenhum transtorno aos expositores. “A chuva deu uma dispersada no público, mas foi bom e hoje está dentro do esperado e agora só deve melhorar”, avalia o livreiro, que participa do evento desde 1987.

Entre os mais vendidos

A organização da Feira não divulgou a lista dos mais vendidos do evento, nem estimou o público destes primeiros quatro dias de funcionamento. Segundo o livreiro Lovatel, os mais procurados pelos clientes da Vanguarda estão Conserva com Deus Pai (2025), de Junior Rostirola, Uma família feliz, de Raphael Montes, a série Diário de um banana, de Jeff Kinney. “Também os lançamentos das sessões de autógrafos do dia a dia. Ontem tivemos o Memórias sobre rodas (dos irmãos Claudius e Aramis C. de Barros), que vendeu bem. Esse ano ainda não teve um que tenha disparado. Tem o do Daniel Scola (Aluno da tempestade), que está vendendo bem, e essa semana chegam mais lançamentos”, conta o livreiro.    

Além do em torno do chafariz das Nereidas, a Tenda Cultural também esteve lotada durante toda a tarde com as apresentações do musical infantil O gato comeu e dos grupos de balé Vitória Calderipe e Dança Satolep, além do Coral Jovem Jaspe. À noite a atração foi o bate-papo com as autoras Claudia Tajes e Diana Corso.

Leitor estreante

Em meio ao público que visitou a Feira na tarde de ontem, estavam claro leitores assíduos ao evento e outros estreantes, claro. Como o auxiliar de Produção, Cauã Souza, 21, que foi ao evento pela primeira vez. Ele e a namorada, a vendedora Giulia, 20, estavam surpresos com o movimento.  “A Feira é bem mais movimentada do que eu imaginava”, diz.

Cauã diz que costuma ler, mas o formato e-books  tem sido seu preferido. “Nunca tive interesse, agora depois de adulto me veio esse interesse em ler”, conta o jovem. 

A fotógrafa Angélica Rossi, 44, levou o filho mais novo, Joaquim Rossi, 9, para comprar alguns títulos. “Ele é fã de livros e todo ano gosta de vir à Feira prestigiar. Ele lê bastante”, conta orgulhosa.

Angélica, que tem também um menino mais velho, confessa que da família, Joaquim é quem mais gosta de ler, por isso ela faz questão de estimular o pequeno, levando-o a eventos como a Feira do Livro. “Ele lê todos os dias. Na escola ele é o aluno número 1 em leituras na biblioteca”, conta a mãe. 

A dupla foi à praça com objetivos traçados, mas ao chegar por lá o número de aquisições aumentou. “A gente sempre encontra algumas coisas que não estão programadas e isso é que é legal”, comenta Angélica.

Angélica Rossi estimula o gosto do filho Joaquim Rossi pela leitura (Foto Ana Cláudia Dias)

 

Próximos dias

Nesta segunda-feira (4) o projeto Conserva com Escritores está a cargo da Academia Pelotense de Letras, que vai fazer o colóquio De frente com os autores, às 19h, na Tenda Cultural. Às 18h, o grupo autografa na Tenda dos Autógrafos.

Terça-feira (5) o projeto Atividades Literárias do Sesc leva à praça às 14h, o autor infantil  Gabriel Manetti. Às 19h, a convidada do Conversa com Escritores do Sesc é a autora Ryane Leão, com a mediação da jornalista Paula Blaas, que vão abordar o tema Amor próprio e ancestralidade na poesia de Ryane Leão.

Programação 

Segunda-feira (4)

Alameda das Crianças

14h/21h- Atividades Diversas com a equipe Bibliotheca Pelotense 

Tenda Cultural

14h – Apresentação de dança com o Instituto Dom Antônio Zattera

15h – Apresentação de teatro, com o Grupo Malv

17h- Atividades literárias, com o Projeto Boteco Literário

18h – Sessão de Autógrafos com os autores da Academia Pelotense de Letras

19h – Conversa com Escritores – Colóquio De Frente com Autores

Acompanhe
nossas
redes sociais