Com o embarque no início da semana rumo a Doha, no Catar, Gabriela Menna Barreto, 34 anos, e Julia Giusti Gomes, 15, levam a parceria nas quadras ao mais alto patamar possível. As padelistas que treinam juntas no Eleven Sports, em Pelotas, se preparam ao lado de outras seis atletas para defender a seleção brasileira na 17ª edição do Mundial.
A competição organizada pela Federação Internacional de Padel (FIP) começa na segunda-feira e termina em 2 de novembro. Os jogos acontecerão no Squash Khalifa International, um dos mais luxuosos complexos do planeta. São 16 países na disputa feminina e 16 na masculina.
Gerações distintas
A convocação feita pelo técnico Fabrício Bareño, também pelotense, é um marco. Gabriela e Julia são separadas por quase duas décadas, mas do padel surgiu uma relação de amizade e companheirismo. Gabriela disputará o quinto Mundial na carreira, enquanto Júlia estreará no principal campeonato da modalidade.
“Sempre é um gosto especial. E dessa vez vou ter ao lado a Juju, uma guriazinha que está treinando comigo há bastante tempo. Estou muito ansiosa para esse momento. A gente sonhou com esse momento e graças a Deus vou ter essa oportunidade de, no primeiro Mundial dela, estar junto”, diz Gabriela.
“Estou muito feliz pela oportunidade de representar meu país pela primeira vez em um campeonato tão importante e por estar junto da Gabi e das demais gurias da seleção”, completa Julia, que já acumula uma série de convocações para defender o Brasil em competições de base – em setembro, esteve no Pan-Americano de Menores, no México.
A seleção brasileira masculina também tem representante de Pelotas: Francisco Gomes, o Chico, 43, que mora na Espanha desde 2006.
Competição
Os quatro grupos serão sorteados na véspera da abertura do Mundial. Nas partidas da primeira fase, quem vence é a seleção que levar a melhor na disputa de melhor de três jogos. Em cada um dos confrontos, cada país é representado por uma dupla diferente.
Espanha e Argentina são as nações mais tradicionais do padel global. Na última edição do Mundial, em 2022, nos Emirados Árabes, as espanholas e os argentinos foram campeões. O Brasil foi nono colocado entre as mulheres e quinto entre os homens.
Seleção brasileira feminina
Atletas
Alessandra Barros
Cristina Cirne Lima
Fernanda Abarzúa
Gabriela Menna Barreto
Julia Giusti Gomes
Luana Trautwein
Manuela Schuck
Susane Lenz
Comissão técnica
Treinador: Fabrício Bareño
Fisioterapeuta: Marina Garlich
Médico: Eduardo Campara
Preparador físico: Matheus Pacheco
Seleção brasileira masculina
Atletas
André Freitas
Francisco Gomes
João Pedro Flores
Julio Julianoti
Lucas Bergamini
Lucas Campagnolo
Lucas Cunha
Matheus Simonato
Comissão técnica
Técnico: Pablo Lima
Fisioterapeuta: Felipe Nakagawa
Médico: Eduardo Campara
Preparador físico: Matheus Pacheco
Mundial de padel 2024
Feminino
Alemanha
Argentina
Bélgica
Brasil
Chile
Dinamarca
Egito
Espanha
Estados Unidos
França
Holanda
Itália
Japão
Portugal
Suécia
Uruguai
Masculino
Argentina
Bélgica
Brasil
Catar (sede)
Chile
Emirados Árabes
Espanha
Estados Unidos
França
Holanda
Itália
México
Paraguai
Portugal
Suécia
Uruguai