Último trabalho de William de Mattia foi marcado por estilo ofensivo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Xavante

Último trabalho de William de Mattia foi marcado por estilo ofensivo

Novo treinador do Brasil agradou a torcida do Treze (PB) por aplicar modelo de jogo propositivo

Por

Último trabalho de William de Mattia foi marcado por estilo ofensivo
Profissional de 41 anos deve desembarcar em Pelotas no início de novembro (Foto: Rafael Costa - Treze)

William de Mattia iniciará no Brasil um novo trabalho seis meses após deixar o Treze (PB). No clube paraibano, o treinador agradou boa parte da torcida por ter conquistado o título estadual em 2023 mas, também, pelo estilo de buscar sempre atacar. É o que diz o repórter Marcos Siqueira, setorista do Galo da Borborema na Rádio CBN de Campina Grande.

“Teve grande carinho da torcida pelo trabalho dele, porque é um time que joga ofensivamente. Ele não gosta de jogar com um camisa 9 fixo. Tem no elenco, mas gosta de trabalhar mais com o falso 9. Gosta do 4-3-3, com dois jogadores abertos e um falso 9 por dentro. Gosta da posse de bola, de estar com a bola, e rifa pouco a bola”, afirma.

Em 2024, de Mattia comandou o Treze em 20 partidas. Uma das formações preferidas tinha no quarteto ofensivo (meia, pontas e atacante) Gui Campana, Will, Xande e Thiaguinho. Nenhum deles é um jogador com perfil de centroavante. Foi com essa alternativa tática que o time bateu o rival Campinense por 3 a 0 pelo Campeonato Paraibano, por exemplo.

As características vistas na Paraíba vão ao encontro do que o atual presidente do Brasil e vice de futebol eleito, Gonzalo Russomano, buscava no mercado de treinadores. “A gente procura um perfil parecido com os últimos que tiveram aqui. […] A torcida gosta desse perfil de doação, mas de propor o jogo, buscar a vitória, é mais ou menos como a gente vai trabalhar”, disse o dirigente no começo do mês.

Sob o comando de Marcelo Caranhato, o Xavante marcou 20 gols nos últimos dez jogos da temporada, média de dois por partida.

Estilo em campo e fora

“É um cara que gosta muito de treinar. Ele vai fazer poucos amistosos preparatórios na pré-temporada. Ele gosta de repetir, repetir e repetir. Tem muitas jogadas ensaiadas, principalmente em escanteios, com bolas curtas na intermediária. Gosta de treinar situações de jogo”, afirma Marcos Siqueira.

O repórter da Rádio CBN de Campina Grande define o treinador como um estudioso de tática e dono de um perfil de “poucas palavras”. Foi desta forma, inclusive, que o técnico fez a primeira manifestação após o anúncio do Brasil, via redes sociais do clube.

“Registrar a minha felicidade em ser o novo comandante desta grande equipe. Sei que o momento é desafiador, mas espero que todos juntos, unidos, consigamos transformar esse momento em uma grande oportunidade, primeiramente no Campeonato Gaúcho e no segundo semestre na Série D”, disse.

Via assessoria, de Mattia comunicou que só atenderá a imprensa no início da semana. Pediu também para ser chamado pelo nome completo e não pelo apelido Dema, que carregava como jogador. Ele deve chegar a Pelotas no começo de novembro.

Números de William de Mattia como treinador

Nova Mutum (MT)

2019
8 jogos
2 vitórias
5 empates
1 derrota

2020
15 jogos
7 vitórias
6 empates
2 derrotas

2021
43 jogos
17 vitórias
16 empates
10 derrotas

Anápolis (GO)

2022
3 jogos
3 empates

Juventus de Jaraguá (SC)

2022
9 jogos
2 vitórias
4 empates
3 derrotas

Treze (PB)

2023
13 jogos
6 vitórias
4 empates
3 derrotas

2024
20 jogos
8 vitórias
5 empates
7 derrotas

Total na carreira

111 jogos
42 vitórias
43 empates
26 derrotas

Acompanhe
nossas
redes sociais