William de Mattia iniciará no Brasil um novo trabalho seis meses após deixar o Treze (PB). No clube paraibano, o treinador agradou boa parte da torcida por ter conquistado o título estadual em 2023 mas, também, pelo estilo de buscar sempre atacar. É o que diz o repórter Marcos Siqueira, setorista do Galo da Borborema na Rádio CBN de Campina Grande.
“Teve grande carinho da torcida pelo trabalho dele, porque é um time que joga ofensivamente. Ele não gosta de jogar com um camisa 9 fixo. Tem no elenco, mas gosta de trabalhar mais com o falso 9. Gosta do 4-3-3, com dois jogadores abertos e um falso 9 por dentro. Gosta da posse de bola, de estar com a bola, e rifa pouco a bola”, afirma.
Em 2024, de Mattia comandou o Treze em 20 partidas. Uma das formações preferidas tinha no quarteto ofensivo (meia, pontas e atacante) Gui Campana, Will, Xande e Thiaguinho. Nenhum deles é um jogador com perfil de centroavante. Foi com essa alternativa tática que o time bateu o rival Campinense por 3 a 0 pelo Campeonato Paraibano, por exemplo.
As características vistas na Paraíba vão ao encontro do que o atual presidente do Brasil e vice de futebol eleito, Gonzalo Russomano, buscava no mercado de treinadores. “A gente procura um perfil parecido com os últimos que tiveram aqui. […] A torcida gosta desse perfil de doação, mas de propor o jogo, buscar a vitória, é mais ou menos como a gente vai trabalhar”, disse o dirigente no começo do mês.
Sob o comando de Marcelo Caranhato, o Xavante marcou 20 gols nos últimos dez jogos da temporada, média de dois por partida.
Estilo em campo e fora
“É um cara que gosta muito de treinar. Ele vai fazer poucos amistosos preparatórios na pré-temporada. Ele gosta de repetir, repetir e repetir. Tem muitas jogadas ensaiadas, principalmente em escanteios, com bolas curtas na intermediária. Gosta de treinar situações de jogo”, afirma Marcos Siqueira.
O repórter da Rádio CBN de Campina Grande define o treinador como um estudioso de tática e dono de um perfil de “poucas palavras”. Foi desta forma, inclusive, que o técnico fez a primeira manifestação após o anúncio do Brasil, via redes sociais do clube.
“Registrar a minha felicidade em ser o novo comandante desta grande equipe. Sei que o momento é desafiador, mas espero que todos juntos, unidos, consigamos transformar esse momento em uma grande oportunidade, primeiramente no Campeonato Gaúcho e no segundo semestre na Série D”, disse.
Via assessoria, de Mattia comunicou que só atenderá a imprensa no início da semana. Pediu também para ser chamado pelo nome completo e não pelo apelido Dema, que carregava como jogador. Ele deve chegar a Pelotas no começo de novembro.
Números de William de Mattia como treinador
Nova Mutum (MT)
2019
8 jogos
2 vitórias
5 empates
1 derrota
2020
15 jogos
7 vitórias
6 empates
2 derrotas
2021
43 jogos
17 vitórias
16 empates
10 derrotas
Anápolis (GO)
2022
3 jogos
3 empates
Juventus de Jaraguá (SC)
2022
9 jogos
2 vitórias
4 empates
3 derrotas
Treze (PB)
2023
13 jogos
6 vitórias
4 empates
3 derrotas
2024
20 jogos
8 vitórias
5 empates
7 derrotas
Total na carreira
111 jogos
42 vitórias
43 empates
26 derrotas