Anunciado pelo Brasil, William de Mattia tem três títulos como treinador

Carreira

Anunciado pelo Brasil, William de Mattia tem três títulos como treinador

Novo técnico xavante já conquistou taças por Nova Mutum (MT) e Treze (PB)

Por

Anunciado pelo Brasil, William de Mattia tem três títulos como treinador
Setorista do Treze considera de Mattia um treinador ofensivo (Foto: Divulgação - Treze)

Anunciado nesta quarta-feira (16) pelo Brasil, William de Mattia, 41 anos, acumula três títulos na curta carreira de treinador.

Dema, como é conhecido, iniciou a trajetória fora das quatro linhas no Nova Mutum (MT). Foi campeão da segunda divisão do Mato Grosso em 2019 e, na temporada seguinte, guiou o time à conquista da taça da elite estadual.

Ele passou depois rapidamente por Grêmio Anápolis (GO) e Juventus (SC) antes de chegar ao Treze (PB). Foi no clube nordestino, em 2023, que se sagrou campeão paraibano, devolvendo o calendário nacional ao Galo da Borborema.

Futebol ofensivo

De acordo com Onivaldo Elias, setorista do Treze pela Rádio Metropolitana FM, de Campina Grande, William de Mattia é um treinador que gosta de armar equipes voltadas ao ataque.

Durante a passagem pelo clube paraibano, seu último na carreira, a plataforma tática preferida era o 4-3-3, com um meia, dois atacantes de lado de campo e um centroavante.

“Ele gosta de um futebol ofensivo. Se preocupa mais em fazer gols do que em não tomar. […] Foi um bom treinador aqui em Campina Grande. Foi campeão [estadual] ano passado com orçamento de apenas R$ 163 mil [por mês]. Quebrou vários tabus do Treze em jogos fora de casa”, elogia o radialista.

Em 2023, o Treze disputou apenas o Campeonato Paraibano. Com a taça, garantiu calendário nacional para a atual temporada. Porém, de Mattia não chegou à Série D por ter sido demitido em abril, após a eliminação na semifinal do Estadual para o Sousa. Na primeira fase, o time de Campina Grande liderou.

O Treze também disputou a Copa do Nordeste sob seu comando, mas não avançou aos mata-matas.

William de Mattia, Dema

Clubes como técnico

  • Nova Mutum (2019-21, 58 jogos)
  • Anápolis (2022, três jogos)
  • Juventus de Jaraguá (2022, nove jogos)
  • Treze (2023-24, 32 jogos)

Acompanhe
nossas
redes sociais