William de Mattia, novo treinador do Brasil, soma quatro trabalhos na carreira. Dois não chegaram a dez partidas, mas os outros dois foram mais longevos e marcados por títulos. E a curiosidade é que todas as três taças conquistadas na curta carreira do técnico, anunciado na quarta-feira pelo Xavante, foram acompanhadas pelo goleiro Gabriel Oliveira.
“Todas as vezes que a gente trabalhou junto, fizemos bons trabalhos. Acho que ele é um cara que vai agregar bastante no Brasil. Feliz por trabalhar com ele novamente. A gente se conhece e tenho certeza de que vai dar o melhor dele para fazer uma grande campanha no Brasil”, afirma o goleiro, que tem contrato com o Rubro-Negro e se recupera de lesão ligamentar no joelho. Gabriel deve retornar a jogar entre fevereiro e março.
Parceria de longo prazo
Em 2019, de Mattia iniciava a jornada como treinador. Escolhido para liderar o projeto de profissionalização do Nova Mutum (MT), o profissional então com 36 anos contou com Gabriel como titular da camisa 1. O time subiu da segunda para a primeira divisão estadual e levou também o título da elite mato-grossense em 2020, com a parceria repetida.
Ambos permaneceram trabalhando juntos em 2021. Naquele ano, o Nova Mutum caiu na primeira fase da Copa do Brasil após empate sem gols com o Tombense (MG). A equipe passou aos mata-matas da Série D do Brasileirão e caiu na segunda etapa para o Uberlândia (MG). Na Copa Verde, a eliminação veio na semifinal para o Vila Nova (GO).
Os caminhos, então, se separaram. De Mattia aceitou proposta do Anápolis (GO), detentor do título goiano, para 2022. Gabriel seguiu no clube de Mato Grosso. O técnico acabou demitido após apenas três rodadas do Estadual em Goiás. William de Mattia terminou aquela temporada no Juventus (SC), dirigindo o time em nove partidas pela Série D.
Reencontro na Paraíba
Gabriel Oliveira ainda passou pelo Gaúcho de Passo Fundo em 2022. Para 2023, De Mattia acertou com o tradicional Treze, de Campina Grande (PB). A pedido do treinador, o Galo da Borborema contratou o goleiro. A campanha no Campeonato Paraibano começou com Gabriel como titular, mas na terceira rodada uma lesão no tornozelo o fez sair do time.
Igor Rayan, ex-Pelotas, assumiu a titularidade. O Treze quebrou uma sequência de dois títulos estaduais seguidos do rival Campinense e, superando o Sousa fora de casa na decisão, ergueu o caneco paraibano. A final terminou nos pênaltis e a cobrança derradeira foi do zagueiro Saulo, outro ex-Lobo e atualmente no Farroupilha.
Depois do Estadual, o Treze encerrou a temporada pois não tinha calendário nacional. Gabriel foi para o Monsoon, onde chamou atenção do Brasil durante a Série A-2 do Gauchão de 2023. De Mattia renovou com o clube de Campina Grande e, apesar de liderar a fase classificatória do Paraibano em 2024, foi demitido após eliminação na semifinal para o Sousa. Escreverão agora no Bento Freitas um novo capítulo de suas carreiras.