Tradicionalmente, com movimentação concentrada na semana que antecede a data, o Dia das Crianças deve gerar incremento de vendas de 3,8% no comércio local, estima pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas). Dentre as opções preferenciais dos consumidores, estão presentear os pequenos com brinquedos, seguidas de roupas e calçados.
Conforme o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, a pesquisa aponta que o tíquete médio do presente deverá ficar em torno de R$ 141,00. “O levantamento também aponta que o pagamento se dará preferencialmente por Pix e dinheiro para 53% dos consumidores, seguido pelo crediário, opção escolhida por 47%”, informa.
Preparação para a data
Para comerciantes que trabalham com a comercialização de brinquedos, o dia das crianças só perde para o natal, data de maior volume em vendas devido incremento de dinheiro extra na economia gerado pelo 13º salário, por exemplo. Na loja Sulpar, o dia das crianças é a terceira data mais importante em vendas, perdendo apenas para o Natal e volta às aulas.
Para atrair mais consumidores, o layout das cinco lojas, localizadas em Pelotas, Canguçu, Camaquã e São Lourenço do Sul é modificado, com destaque para os brinquedos na entrada da loja. “Além dos espaços físicos, também alteramos nossa estratégia de marketing com materiais destinados a divulgar as opções de presentes para a data”, explica o gerente geral da Sulpar, Lucas Reis.
Orçamento apertado
Conforme Reis, desde 2016 é identificado um declínio na venda de brinquedos, visto que atualmente os consumidores optam por dar presentes apenas às crianças próximas ou integrantes da família e antes também presentiavam crianças de outros núcleos familiares. “A decisão de presentear tem haver com o poder econômico que influencia diretamente na compra”, avalia.
A aposentada Norma Krause de Oliveira neste ano não pretende comprar presentes para os 16 netos e 10 bisnetos devido a restrições financeiras. “Nesse ano estou sem condições de dar presentes, então vou ter que usar a criatividade para não deixar a data passar em branco”, comenta.
Opções para presentear
Líder na intenção de compras da data de acordo com o Sindilojas Pelotas, os brinquedos educativos e interativos deverão ser a escolha de grande parte dos consumidores. “Nos últimos anos modificou muito o perfil das vendas de brinquedos. Antes, a escolha era por bonecas e carrinhos e agora os interativos estão na frente”, diz Reis.
Movimentação
Até sexta-feira, a expectativa é de aumento nas vendas, visto que tradicionalmente consumidores deixam para comprar os presentes nos últimos dias antes da data comemorativa. “Esperamos que as vendas aumentem até sexta-feira; no mínimo o dobro do que foi comercializado até aqui nessa reta final”, finaliza.